Notícias

Banca de DEFESA: CARLA MILENA MIRANDA CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CARLA MILENA MIRANDA CARVALHO
DATA: 29/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Banca realizada via Plataforma Google Meats
TÍTULO:

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA VAI À ESCOLA: valorização do legado africano no Centro de Ensino Nazaré Ramos.

Produto Educacional: HERANÇA CULTURAL AFRO-GONZAGUENSE.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; História e Cultura Afro-Brasileira; Centro de Ensino Nazaré Ramos (São Luís Gonzaga do Maranhão); Cartilha Educativa.


PÁGINAS: 101
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

As histórias contadas nos livros didáticos permanecem com um cunho eurocêntrico, apesar de que a lei 10.639/03 ressalta, há quase duas décadas, a obrigatoriedade e importância da abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira, somada às Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Ainda há certo negligenciamento dessas normativas no âmbito educacional e, em grande medida, isso tem relação com os preconceitos e estigmas em relação ao negro, e a mudança ainda lenta no currículo e nos conteúdos trabalhados no principal material didático usado pelos professores. Desse modo, neste trabalho, serão apresentados dados gerais sobre os debates dos autores que discutem o currículo de História no Brasil desde o colégio Pedro II até recentemente. Também, faz-se análise de livros didáticos aprovados no último PNLD (2018), bem com os adotados no Centro de Ensino Nazaré Ramos, a fim de promover um diagnóstico dos conteúdos contemplados nesses materiais. Sob este prisma, observou-se o material didático trabalhado na escola, a fim de se perceber os temas e conteúdos que possivelmente seriam ministrados relacionados à história e cultura afro-brasileira. Numa segunda etapa, observou-se também as metodologias de ensino aplicadas na sala de aula pelos professores de História da escola, verificando em que medida elas abordam o legado africano no Brasil. Por fim, visando a promover um olhar pedagógico, com ações que viabilizem o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, a fim de contribuir para o processo de formação, afirmação da herança africana e construção da consciência histórica no alunado, apresenta-se, como recurso pedagógico, uma cartilha educativa que valorize as experiências da população afro-brasileira, com destaque às reminiscências africanas encontradas em comunidades quilombolas existentes no município de São Luís Gonzaga do Maranhão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 439.817.125-87 - MARIA JOSÉ DOS SANTOS - UFMA
Interno - 2252542 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA
Presidente(a) - 2510303 - VIVIANE DE OLIVEIRA BARBOSA
Notícia cadastrada em: 16/07/2021 19:46
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1