Notícias

Banca de DEFESA: RENATA DE JESUS ARAGÃO MENDES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA DE JESUS ARAGÃO MENDES
DATA: 29/07/2021
HORA: 16:00
LOCAL: Banca realizada via Plataforma Google Meats
TÍTULO:

MODELOS E CONTRAMODELOS EDUCATIVOS FEMININOS NO TEATRO DE GIL VICENTE: potencialidades da Literatura na discussão de gênero no ensino de História Medieval.

Produto Educacional: CURIOSAS X RECATADAS EM GIL VICENTE: as mulheres e sua educação na época tardo-medieval.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Gênero; Educação feminina; Gil Vicente. Paradidático.


PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A discussão sobre questões de gênero no ensino de História possibilita perceber a historicidade das concepções sobre o masculino e feminino em uma dada sociedade. Essa pesquisa tem como objetivo analisar Gil Vicente e seus discursos de gênero na elaboração dos modelos e contramodelos educativos para as mulheres em Portugal (séculos XV-XVI). Nesse contexto, muito se discutiu sobre a educação feminina e sua finalidade no interior da nobreza de corte. Gil Vicente, como artista de corte dos reis D. Manuel I, D. João III e da rainha D. Leonor, também abordou esse tema em suas peças. Nesse sentido, em nossa pesquisa, de natureza qualitativa, privilegiamos a análise dos textos escritos por Gil Vicente na Copilaçam de 1562, a partir da articulação de duas unidades temáticas: a educação feminina e o gênero. Em relação à educação feminina abordamos os vícios, virtudes, papel das mães, espaços de educação, relação com o casamento, entre outras. Utilizamos a perspectiva de gênero, discutida por Joan Scott e Judith Butler, bem como a análise do discurso segundo Foucault. Procuramos identificar quais virtudes foram consideradas adequadas na construção dos modelos educativos, bem como, as táticas de resistência à educação pelas personagens femininas, que foram representadas enquanto contramodelos educativos. Por fim, foi elaborado um paradidático, destinado ao 1º ano do Ensino Médio, buscando articular a discussão sobre as mulheres medievais com a problemática das Relações de Gênero, devido ao seu caráter enriquecedor ao ensino de História.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 73528 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Interno - 70730 - ELIZABETH SOUSA ABRANTES
Externo ao Programa - 910.526.377-87 - MIRIAM CABRAL COSER - UNIRIO
Notícia cadastrada em: 16/07/2021 19:37
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1