Banca de DEFESA: PATRÍCIA SILVA SANTOS

DISCENTE: PATRÍCIA SILVA SANTOS
DATA: 26/07/2021
LOCAL: Banca realizada via Plataforma Google Meats

O MUSEU ESCOLA MEMORIAL DA BALAIADA E O ENSINO DE HISTÓRIA: Identidades, História local e formação de consciências históricas em Caxias/MA.

Produto Educacional: NARRATIVAS DO MEMORIAL DA BALAIADA: Guia Educativo.

Ensino de História; Guia Educativo; História Local; Museu; Consciências Históricas.

ÁREA: História

O presente trabalho tem como objetivo principal a apresentação do guia educativo resultante da problematização dos limites e potencialidades da construção de narrativas históricas para formação de consciências e identidades, tendo como espaço empírico de observação as experiências práticas do Memorial da Balaiada e a produção do conhecimento histórico local na cidade de Caxias, Maranhão. Assim, ao explorar a história, as experiências práticas e as avaliações subjetivas de atores institucionais, foi possível criar as bases para a proposição de um produto didático-pedagógico, direcionados aos visitantes, alunos e professores que acessam o Memorial da Balaiada, com a intenção de promover reflexões e ações concernentes ao papel do saber histórico e seu lugar social na contemporaneidade. As principais bases teóricas do trabalho estão assentadas sobre a discussão recente acerca da produção do conhecimento histórico e seu papel para a formação de identidades, narrativas e memórias sociais. Para tanto, a pesquisa recorre a estratégias metodológicas variadas, tais como: análise de documentos institucionais, descrição etnográfica, exploração de ações e a realização de entrevistas com atores institucionais pertencentes ao universo em pauta. A reflexão sobre os modos de representação pública das identidades e memórias sociais produzidas pelo Memorial da Balaiada, por meio de suas narrativas, constitui um modo eficaz de problematização de experiências, redefinição de estratégias didáticas para o ensino de história local e produção de novos modelos pedagógicos que recolocam o lugar do historiador e da importância da formação de consciências históricas críticas no mundo contemporâneo.

Interno - 2510337 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Presidente(a) - 2500510 - JAKSON DOS SANTOS RIBEIRO