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Banca de DEFESA: LINDALVA DOS SANTOS CORRÊA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDALVA DOS SANTOS CORRÊA
DATA: 22/07/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Banca realizada via plataforma Google Meet
TÍTULO:

ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ: memória e educação patrimonial.

Produto Educacional: ENGENHO DE ANZOL PEQUENO:  lugar de memória e educação patrimonial.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, Engenho Central de Pindaré, Memória, Educação Patrimonial


PÁGINAS: 135
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Desenvolver trabalhos que abrange a temática memória, requer uma interação e um significado pra os envolvidos, no campo do Ensino de história, tem-se uma abertura para trabalhar e sugerir a Educação Patrimonial, como uma possibilidade metodológica para o ensino, metodologias como esta, são fundamentais para a construção da identidade social do individuo por possibilitar a percepção dele como sujeito e agente da História ao identificar as relações de diferentes espaços. É importante conhecer suas próprias raízes, para que sejam fortalecidos elos entre o indivíduo e o seu legado, o que reside no fato de que quanto maior o conhecimento de si mesmo e de seu passado (individual e de grupo) maior é o sentimento de pertença do homem ao seu meio e, consequentemente, mais forte é a sua personalidade. “ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ: memória e educação patrimonial” tem por finalidade apresentar a relevância do Engenho Central enquanto lugar de memória localizado no município de Pindaré-Mirim e o seu processo de patrimonialização para o ensino da educação patrimonial. Caracterizou-se como uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de campo, com observação da cultura material representada na arquitetura do Engenho Central. Norteou-se ainda em torno de reflexões levantadas ao longo do período de observação e manifestações local em prol à revitalização do Engenho. A base teórica está organizada em abordagens pautadas na memória coletiva, ensino de história e educação patrimonial com ênfase nos desafios e perspectivas, também, da Educação Patrimonial e conceitos básicos norteadores para sua prática. Além da dissertação, como resultado desta pesquisa e em fase pioneira, foi confeccionado, um produto educacional com o objetivo central de propor orientações a professores do Ensino Fundamental, nível II, de modo a estimular estudantes a ampliarem de maneira favorável a percepção de Patrimônio Cultural, tendo como objeto de investigação o Conjunto arquitetônico e Cultural-Engenho Central de Pindaré, na perspectiva da Educação Patrimonial como uma possibilidade metodológica para o Ensino de História e um diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, entendido também instrumento propício a ser explorado na construção do conhecimento histórico e disseminação da historiografia maranhense. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 73528 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Presidente(a) - 1412444 - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA
Externo ao Programa - 73379 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO
Notícia cadastrada em: 12/07/2021 19:33
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