Notícias

Banca de DEFESA: EDILENE REIS PEREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDILENE REIS PEREIRA
DATA: 28/05/2021
HORA: 18:00
LOCAL: Banca realizada via Google Meet
TÍTULO:

ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: prática pedagógica de professores pelo viés da interdisciplinaridade

Produto Educacional: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL: possibilidades de ensino pelo viés interdisciplinar


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Interdisciplinaridade. Ensino Médio. Prática Pedagógica.


PÁGINAS: 134
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente estudo fundamenta-se na ideia de analisar como a História pode ser desenvolvida por meio de uma relação de ensino aprendizagem que estabeleça diálogo entre diferentes disciplinas, ou seja, priorizando uma perspectiva interdisciplinar. A pesquisa tem como objetivo geral compreender a interdisciplinaridade no Ensino de História, promovendo uma abordagem teórica e prática voltada a uma aprendizagem contextualizada e necessária à vida social, educacional e cultural do aluno, com vistas à elaboração de um produto educacional destinado aos professores de História. De maneira mais específica a pesquisa tem a intenção de desenvolver uma discussão sobre os processos interdisciplinares e seus elementos de integralidade com as disciplinas que compõem o currículo escolar; verificar se há, entre os docentes pesquisados, conhecimentos acessíveis ao ensino interdisciplinar; elaborar um roteiro de oficinas pedagógicas à luz do diagnóstico realizado com os professores e; detalhar os resultados obtidos por meio de análises dos dados coletados, considerando o perfil pessoal e profissional do universo pesquisado e a concepção que este tem sobre a interdisciplinaridade e transversalidade de temas no Ensino de História. A coleta foi realizada a partir de questionário no formato virtual. Quanto ao percurso metodológico, este se classifica como descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Descritivo, por interpretar e analisar as informações dos autores que estudam as relações e os significados dos elementos que compõem o processo de interdisciplinaridade no âmbito estudantil. Exploratório, por familiarizar o pesquisador e o seu objeto através de sondagens que aprofundam o olhar investigativo para poder compreender e apresentar análises satisfatórias de acordo com a compreensão dos sujeitos partícipes. Em relação à pesquisa de campo, a instituição escolhida foi o Centro Educacional Professor Barjonas Lobão (CEPBL), localizada à Rua Oito, S/N, bairro do Cohatrac III, zona urbana de São Luís/MA. Foram escolhidos e analisados cinco professores de História da 2ª série do Ensino Médio, sendo quatro com formação em História e um em Serviço Social, todos vinculados à Rede Estadual de Ensino do Maranhão. Os resultados indicam que os docentes concebem a interdisciplinaridade como um processo dinâmico que categoriza diversas formas de romper com o ensino tradicional, mas alguns encontram dificuldades na execução de aulas interdisciplinares no que se refere ao trabalho ao planejamento, ao relacionamento de horários, à troca de ideias e informações com os outros professores, na articulação de projetos interdisciplinares, entre outros descaminhos que inviabilizam a ação docente sob o viés da interdisciplinaridade. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 73346 - MARCELO CHECHE GALVES
Externo ao Programa - 250.368.663-04 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES - UFMA
Presidente(a) - 1583236 - YURI MICHAEL PEREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 17/05/2021 18:49
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1