Banca de QUALIFICAÇÃO: CARLA MILENA MIRANDA CARVALHO

DISCENTE: CARLA MILENA MIRANDA CARVALHO
DATA: 30/10/2020
LOCAL: Banca realizada via Google Meet / Microsoft Teams

A CULTURA AFRO-BRASILEIRA VAI À ESCOLA: valorização do legado africano no Centro de Ensino Nazaré Ramos.

Ensino de História; História e Cultura Afro-Brasileira; Centro de Ensino Nazaré Ramos (São Luís Gonzaga do Maranhão); Cartilha Educativa.

ÁREA: História

As histórias contadas nos livros didáticos permanecem com um cunho eurocêntrico, apesar de a lei 10.639/03 ressaltar, há mais de uma década, a obrigatoriedade e importância da abordagem da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Além disso, há Diretrizes Curriculares para a Educação das Relações Étnico-Raciais, contudo, o negligenciamento dessas normativas no âmbito educacional é persistente e, em grande medida, isso tem relação com os preconceitos e estigmas em relação ao negro, e a mudança ainda lenta no currículo e nos conteúdos trabalhados no principal material didático usado pelos professores. Desse modo, neste trabalho serão apresentados dados gerais sobre os debates dos autores que discutem o currículo de História no Brasil desde o colégio Pedro II até recentemente. Além disso, fizemos análise de livros didáticos aprovados no último PNLD (2018), bem como os adotados no Centro de Ensino Nazaré Ramos, a fim de promover um diagnóstico dos conteúdos contemplados nesses materiais. Sob esta perspectiva, observou-se o material didático trabalhado na escola, com intuito de se perceber os temas e conteúdos que possivelmente seriam trabalhados em sala de aula relacionados à história e cultura afro-brasileira.Numa segunda etapa, pretendemos observar também as metodologias de ensino aplicadas na sala de aula pelos professores de História da escola, verificando em que medida elas trabalhariam com a valorização do legado africano. Visando promover um olhar pedagógico, com ações que viabilizem o ensino de História e Cultura AfroBrasileira, a fim de contribuir para o processo de formação, afirmação da herança africana e construção da consciência histórica no alunado, pretende-se elaborar, como recurso pedagógico, uma cartilha educativa que valorize as experiências da população afro-brasileira de São Luís Gonzaga do Maranhão, com destaque às reminiscências africanas encontradas em comunidades quilombolas existentes no município.

Externo ao Programa - 439.817.125-87 - MARIA JOSÉ DOS SANTOS - UFMA
Interno - 2252542 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA