Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: IVINA DE FÁTIMA MOTA MORAES COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IVINA DE FÁTIMA MOTA MORAES COSTA
DATA: 30/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Banca realizada via Google Meet / Microsoft Teams
TÍTULO:

GÊNERO E VIOLÊNCIA: uma análise da violência doméstica contra as mulheres e das Redes de Proteção Institucionais em São Luís/MA.

Produto Educacional: PODSCASTS “VOZES SILENCIADAS”,

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História .Violência e Mulher.


PÁGINAS: 96
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

A presente dissertação é desenvolvida no âmbito do Mestrado de História da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. O objeto da investigação abrange as instituições, que fazem parte das Redes de Proteção, que atendem as vítimas de violência doméstica no município de São Luís - MA, com destaque para a Casa da Mulher Brasileira. O interesse pela pesquisa, justifica-se, primeiramente, pela percepção do aumento da divulgação de casos de violência doméstica contra a mulher e feminicídios, sendo nesse contexto necessário compreender as ocorrências de violência doméstica e suas representações, além de explicar os impactos da Lei Maria da Penha no combate à violência doméstica na capital ludovicense. O principal objetivo desta pesquisa é analisar a violência doméstica contra as mulheres e as Redes de Proteção Institucionais em São Luís /MA. Definem-se como objetivos específicos: contextualizar a violência de gênero e as diferentes formas de violência contra a mulher, considerando suas origens, causas e determinantes sociais; discutir as leis de proteção às mulheres em situação de violência de gênero e identificar as ações das instituições que integram as Redes de Proteção existentes no município de São Luís - MA. Assim, o estudo colabora com a reflexão acerca da atual política de proteção às mulheres, diante do aumento da divulgação dos casos de feminicídios e violência doméstica, além de informar sobre a existência das Redes de Proteção que atendem as mulheres vítimas de violência doméstica, bem como as punições sofridas pelos agressores. Para tanto, foi utilizada como metodologia a pesquisa de análise quanti-qualitativa, classificada como descritiva, com uso do método de análise bibliográfica, documental e história oral. Como instrumentos de pesquisa, utilizou-se roteiros de entrevistas para coleta de dados junto aos representantes das instituições que fazem da rede de enfrentamento à violência contra a mulher. O produto final da pesquisa a ser apresentado para conclusão do Mestrado Profissional – PPGHIST-UEMA foi de cunho pedagógico, constituindo-se em Podscasts intitulado “Vozes Silenciadas”, que teve como conteúdo entrevistas/narração com representantes das Redes de Proteção em São Luís, que relataram suas experiências na prestação de serviços às mulheres vítimas de violência e também com mulheres vítimas de violência atendidas pelas instituições da rede, em especial, a Casa da Mulher Brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 592.930.986-87 - MARIZE HELENA DE CAMPOS - UFMA
Presidente(a) - 2252542 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA
Interno - 1583236 - YURI MICHAEL PEREIRA COSTA
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 13:08
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1