Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: RENATA DE JESUS ARAGÃO MENDES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RENATA DE JESUS ARAGÃO MENDES
DATA: 29/10/2020
HORA: 16:00
LOCAL: Banca realizada via Google Meet / Microsoft Teams
TÍTULO:

MODELOS E CONTRAMODELOS EDUCATIVOS FEMININOS NO TEATRO DE GIL VICENTE: potencialidades da Literatura na discussão de gênero no ensino de História Medieval.

Produto Educacional: CURIOSAS X RECATADAS NO TEATRO DE GIL VICENTE: as mulheres e sua educação na época-tardo medieval.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Gênero. Educação feminina. Gil Vicente.


PÁGINAS: 152
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Este trabalho tem como objetivo analisar o discurso de Gil Vicente na elaboração dos modelos e contramodelos educativos para o feminino em Portugal, com recorte entre os séculos XV-XVI. Esse foi um momento crucial na elaboração de manuais de conduta, a partir da influência do Humanismo Cristão. Gil Vicente foi um teatrólogo que teve toda a sua produção patrocinada por dois monarcas portugueses, D. Manuel I e D. João III, e uma rainha: D. Leonor. Enquanto poeta de corte participou dos acontecimentos que se davam nesse espaço e sabia o que à época era mais propício de ser tema de suas peças. Para agradar o público que o patrocinava escreveu peças nas quais, além de inúmeras temáticas, estavam a problemática da educação feminina cristã. Por isso, tendo como fonte documental a Copilação de 1562 e utilizando a análise do discurso enquanto principal metodologia procuramos não apenas identificar o que serviu de base para construção dos modelos educativos, mas principalmente táticas de resistência à educação recebida por parte de personagens que são representadas enquanto contramodelos educativos. Para análise do tema que norteia o trabalho partimos da perspectiva do gênero, tomando como fio condutor as teorizações de Joan Scott. Tendo em vista a supressão das Relações de Gênero e sexualidade da BNCC, a proposição de um paradidático destinado ao Ensino Médio, que versa sobre esta questão, vem contribuir para que esse debate chegue nas aulas de História.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 73528 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Interno - 70730 - ELIZABETH SOUSA ABRANTES
Externo ao Programa - 910.526.377-87 - MIRIAM CABRAL COSER - UFRJ
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 12:58
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1