Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRÍCIA SILVA SANTOS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PATRÍCIA SILVA SANTOS
DATA: 29/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Banca realizada via Google Meet / Microsoft Teams
TÍTULO:

O MUSEU ESCOLA MEMORIAL DA BALAIADA E O ENSINO DE HISTÓRIA: identidades, História local e formação de consciências históricas em Caxias/MA.

Produto Educacional: CARTILHA PEDAGÓGICA – Histórias da Princesa do Sertão.

 

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Cartilha; Museu; Escola; Consciências históricas.


PÁGINAS: 57
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente trabalho tem como objetivo principal a produção de uma cartilha didático pedagógica resultante da problematização dos limites e potencialidades da construção de narrativas históricas para formação de consciências e identidades, tendo como espaço empírico de observação as experiências práticas e elos possíveis entre instituições museais e a produção do conhecimento histórico local na cidade de Caxias, Maranhão. Assim, ao explorar a história, as experiências práticas, os projetos executados e as avaliações subjetivas de atores institucionais do Museu Memorial Balaiada e da Unidade Integrada Luís Falcão, pretendemos criar as bases para a proposição de alternativas didático-pedagógicas críticas, para professores de História do Ensino Fundamental das séries finais (8º e 9º anos) que dêem ressonância, diversifiquem e/ou renovem as percepções e ações concernentes ao papel do saber histórico e seu lugar social na contemporaneidade. As principais bases teóricas do trabalho estão assentadas sobre a discussão recente sobre a produção do conhecimento histórico e seu papel para a formação de identidades, narrativas e memórias sociais. Para tanto, a pesquisa recorre a estratégias metodológicas variadas, tais como: análise de documentos institucionais, descrição etnográfica, exploração de projetos e ações e a realização de entrevistas com atores institucionais pertencentes ao universo em pauta. Ao longo da pesquisa da dissertação, temos compreendido que a reflexão sobre os modos de representação pública das identidades e memórias sociais, produzidas por diversas instituições, constitui o modo mais eficaz para problematização de experiências, reforço ou redefinição das estratégias didáticas implementadas e produção de novos modelos pedagógicos que recolocam o lugar do historiador e da importância da formação de consciências históricas críticas mundo contemporâneo. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2510337 - ANTONIO EVALDO ALMEIDA BARROS
Externo ao Programa - 336.691.473-49 - MARIA DO SOCORRO SOUSA DE ARAÚJO - UFMA
Presidente(a) - 005.761.003-74 - WHERISTON SILVA NERIS - UEMA
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 12:46
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1