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Banca de QUALIFICAÇÃO: LINDALVA DOS SANTOS CORRÊA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LINDALVA DOS SANTOS CORRÊA
DATA: 28/10/2020
HORA: 15:00
LOCAL: Banca realizada via Google Meet / Microsoft Teams
TÍTULO:

ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ: história, memória e educação patrimonial.

Produto Educacional: ENGENHO CENTRAL DE ANZOL PEQUENO: memória e educação patrimonial.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História, memória, educação patrimonial.


PÁGINAS: 104
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

Desenvolver trabalhos que abrange a temática memória, requer uma interação e um significado pra os envolvidos, no campo do Ensino de história, tem-se uma abertura para trabalhar e sugerir a Educação Patrimonial, como uma possibilidade metodológica para o ensino, metodologias como esta, são fundamentais para a construção da identidade social do individuo por possibilitar a percepção dele como sujeito e agente da História ao identificar as relações de diferentes espaços. É importante conhecer suas próprias raízes, para que sejam fortalecidos elos entre o indivíduo e o seu legado, o que reside no fato de que quanto maior o conhecimento de si mesmo e de seu passado (individual e de grupo) maior é o sentimento de pertença do homem ao seu meio e, consequentemente, mais forte é a sua personalidade. “ENGENHO CENTRAL DE PINDARÉ: história, memória e educação patrimonial” tem por finalidade apresentar a importância histórica do Engenho Central enquanto lugar de memória localizado no município de Pindaré-Mirim e o seu processo de patrimonialização para o ensino da educação patrimonial. Caracterizase como uma abordagem qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de campo, com observação da cultura material representada na arquitetura do Engenho Central, Norteiase ainda em torno de reflexões levantadas ao longo do período de observação e manifestações local em prol à revitalização do Engenho. A base teórica está organizada em abordagens pautadas na memória coletiva, ensino de história e educação patrimonial com ênfase no desafios e perspectivas, também, Educação patrimonial e conceitos básicos norteadores para sua prática.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 73528 - ADRIANA MARIA DE SOUZA ZIERER
Presidente(a) - 1412444 - FABIO HENRIQUE MONTEIRO SILVA
Externo ao Programa - 73379 - JÚLIA CONSTANÇA PEREIRA CAMÊLO
Notícia cadastrada em: 13/10/2020 11:43
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