Banca de QUALIFICAÇÃO: EDILENE REIS PEREIRA

DISCENTE: EDILENE REIS PEREIRA
DATA: 02/10/2020
LOCAL: Banca realizada via Skype

ENSINO DE HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: as práticas pedagógicas dos professores pelo viés da interdisciplinaridade.

Produto Educacional: A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL: possibilidades de ensino pelo viés interdisciplinar.

Ensino de História. Ensino Médio. Práticas Pedagógicas. Interdisciplinaridade.

ÁREA: História

O presente estudo objetiva analisar como o Ensino de História pode ser desenvolvido por meio de uma relação de ensino aprendizagem que estabeleça diálogo entre diferentes disciplinas, ou seja, priorizando uma perspectiva interdisciplinar. Dessa forma, o objetivo geral da pesquisa está centrado em discutir a interdisciplinaridade no Ensino de História no Ensino Médio, promovendo uma abordagem teórica e prática que fortaleça os laços de união entre as disciplinas curriculares, direcionada a uma aprendizagem contextualizada e necessária à vida social, educacional e cultural do aluno. De maneira mais específica, pretende-se refletir sobre práticas pedagógicas dos professores e sua relação mútua e recíproca com as diversas Ciências no contexto escolar; verificar se há, entre os professores pesquisados, metodologias acessíveis ao ensino interdisciplinar e como estes concebem a aprendizagem numa perspectiva investigativa, reflexiva e crítica, categorizada nas diferentes disciplinas do currículo escolar; aplicar um produto pedagógico com os professores de História da 2ª série do Ensino Médio, promovendo, segundo a abordagem escolhida, um diálogo entre uma leitura histórica acerca da vinda da Corte Portuguesa para o Brasil e outras áreas do conhecimento; e detalhar os resultados obtidos da aplicabilidade do produto pedagógico e as análises feitas no decorrer da pesquisa, considerando a realidade da escola, a formação dos professores e a concepção que eles têm sobre os processos interdisciplinares no espaço escolar. Quanto ao percurso metodológico do estudo, este se classifica como descritivo e exploratório, de natureza qualitativa. Descritivo, por interpretar e analisar as informações dos autores que estudam as relações e os significados dos elementos que compõem o processo de interdisciplinaridade no âmbito estudantil. Exploratório, por familiarizar o pesquisador e o objeto a ser pesquisado através de sondagens que aprofundam o olhar investigativo, para poder compreender e apresentar análises satisfatórias de acordo com a compreensão dos sujeitos partícipes. Em relação à pesquisa de campo, a instituição escolhida foi o Centro Educacional Professor Barjonas Lobão (CEPBL), localizada à Rua Oito, S/N, bairro do Cohatrac III, zona urbana de São Luís/MA e pertencente à Rede Estadual de Educação. Fazem parte do universo da pesquisa professores de História da referida instituição, dos turnos matutino e vespertino. Com o olhar atento às possibilidades de ensino sob o viés interdisciplinar, a pesquisa estrutura-se parcialmente em três capítulos, acompanhados de parte do produto pedagógico. Em seu conjunto, o material discorre sobre a teoria e a prática da interdisciplinaridade no contexto pedagógico, de modo a promover um ensino significativo aos professores que desse universo fazem parte.

Presidente(a) - 1583236 - YURI MICHAEL PEREIRA COSTA
Interno - 73346 - MARCELO CHECHE GALVES
Externo ao Programa - 250.368.663-04 - VANJA MARIA DOMINICES COUTINHO FERNANDES - UFMA
Notícia cadastrada em: 21/09/2020 15:29