Banca de DEFESA: TELMA MACIEL CUNHA MUNIZ

DISCENTE: TELMA MACIEL CUNHA MUNIZ
DATA: 10/06/2020
LOCAL: Banca realizada via Skype

O USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICs) NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE SÃO LUÍS: problema ou solução?

Título do Produto Educacional: TECNOLOGIAS DIGITAIS NA ESCOLA: conhecendo para utilizar manual do professor.

Ensino de História, Sociedade da Informação, TICs, Professores de História.

ÁREA: História

Consideramos que houve grandes transformações na sociedade advindas da Sociedade da Informação/Conhecimento e a comunidade escolar incorporou essas mudanças, razão pela qual se exige adaptações dos agentes educacionais, principalmente do professor, que agora tem a função de mediador do conhecimento, com uma maior contribuição para o crescimento social do estudante. Desta forma, temos que a disciplina de História pode contribuir de forma expressiva para tal finalidade, mas é necessário que o docente esteja preparado para essa tarefa, pois vivendo em um mundo informatizado, não pode ficar restrito à sua formação inicial. Portanto, esta pesquisa aborda as mudanças decorrentes dos avanços tecnológicos na sociedade, especialmente na escola; a entrada da Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) nas escolas e as orientações legais específicas para o segmento educacional; as transformações ocorridas na História como ciência e disciplina e os impactos na formação do professor, que agora é voltada para uma nova realidade escolar, onde o uso das tecnologias torna-se parte das metodologias empregadas em sala de aula. A fim tentar conhecer a realidade vivida pelos docentes em suas atividades escolares, perceber como aplicam as TICs na disciplina e saber quais recursos estão disponíveis para utilização, foram realizadas pesquisas de campo qualitativas em sete escolas da Rede Pública de Ensino de São Luís -MA, com os professores da disciplina de História e com as coordenações das escolas selecionadas O método usado para a pesquisa foi a aplicação de questionários para os dois grupos. Os resultados demonstraram que os professores empregam alguns recursos tecnológicos nas aulas, mas ainda de forma restrita devido às dificuldades encontradas no que diz respeito aos suportes oferecidos, na infraestrutura da escola e na formação tecnológica do professor que ainda é muito pouca. Ainda foi observado que embora a maioria dos docentes tenham vontade de aplicar tais recursos, esbarram nas dificuldades supracitadas, o que acarreta o uso de recursos mais tradicionais como o livro didático e lousa. Foi constatado que independentemente da formação inicial ou continuada, os professores reconhecem a importância da utilização das TICs em sala de aula. Como produto da dissertação, foi elaborado de um material complementar para o professor intitulado Tecnologias Digitais na Escola: conhecendo para utilizar – Manual do professor.

Presidente(a) - 73338 - JOSÉ HENRIQUE DE PAULA BORRALHO
Interno - 291.333.193-91 - ANTONIA DA SILVA MOTA - UFMA