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Banca de DEFESA: RAFAELLA BARBOSA GOMES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELLA BARBOSA GOMES
DATA: 20/05/2020
HORA: 14:30
LOCAL: Banca realizada via Skype
TÍTULO:

A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES (AS) PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURAS AFRO- BRASILEIRA E AFRICANA.

Título do Produto Educacional: ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA - MATERIAL DE SUPORTE AO (A) PROFESSOR (A)


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Formação Continuada de Professores; Histórias e Culturas Africana e Afro-brasileira.

 


PÁGINAS: 160
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: História
RESUMO:

O presente estudo aborda a Formação Continuada de professores (as) para o Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira conforme a obrigatoriedade da Lei 10.639/2009. Esta Lei trouxe novas demandas para a formação de professores, considerando-os como sujeitos de suma importância no processo da busca pela tão almejada qualidade educacional. Desta forma, o nosso principal objetivo é analisar como vem ocorrendo estas formações e quais as concepções adotadas durante o seu desenvolvimento. Para tanto, apresentamos discussões referentes à Historiografia, Ensino de História e Legislação Educacional, buscando compreender como vem ocorrendo a efetivação da Lei 10.639/2003 em São Luís, frente à Secretaria Municipal de Educação- SEMED, analisando suas ações e formações continuadas oferecidas. Também se constituiu de fundamental importância, a elaboração de um percurso histórico sobre a formação inicial e continuada de professores, propiciadora de reflexões que possam favorecer o entendimento para a então aplicação de questionários as formadoras e aos professores que participaram das Formações analisadas, para compreendermos do ponto de vista de quem participou quais as percepções de África e qual a continuidade destas ações. Feitas estas análises, buscamos desenvolver um Manual de suporte aos Professores de História do Ensino Fundamental - Anos Finais, sobre o Ensino de Histórias e Culturas Africana e Afro-brasileira, sugerindo novas formas de abordagens e relacionando-os com os materiais já elaborados pelos Mestrandos do PPGHIST da UEMA, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Proposta Curricular do Território Maranhense. O objetivo é produzir um material que aproxime o meio acadêmico e o meio escolar para o fortalecimento do Ensino de História e Culturas da Africana e Afro-brasileira.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 1834563 - SANDRA REGINA RODRIGUES DOS SANTOS
Interno - 2252542 - TATIANA RAQUEL REIS SILVA
Externo ao Programa - 225.371.043-15 - IRAN DE MARIA LEITÃO NUNES - UFMA
Notícia cadastrada em: 06/05/2020 13:43
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