Estudante do Povo Wapichana, do estado de Roraima disputa semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa em São Paulo

Marcel Aleixo da Silva — Foto: Divulgação/Prefeitura de Boa Vista/Andrezza Mariot

O estudante indígena Marcel Aleixo, do Povo Wapichana, está na semifinal da 6ª Olimpíadas de Língua Portuguesa. Ele escreveu um poema sobre sua comunidade Serra do Truarú, ressaltando a cultura, a comida, a bebida e a natureza.

Marcel Aleixo está no 6º ano do Ensino Fundamental e irá representar o estado de Roraima na categoria Poemas.

Para os pais de Marcel, Marcelo Angelo Aleixo, essa conquista é motivo de muito orgulho para a família e para toda comunidade:

“É um orgulho muito grande ver meu filho representar o estado de Roraima, principalmente o povo indígena, aqui os Wapichana. Não só para mim, mas para toda família, para os professores e para comunidade. Estamos muitos felizes com isso. ”

A mãe de Marcel ressalta que este é um exemplo de que os povos indígenas, muita das vezes, considerados incapazes, são capazes de muitas de muitas conquistas quando têm oportunidades:

“Muitas das vezes, pensam que somos incapazes, e isso é uma oportunidade muito boa que nós temos, de mostrar que os povos indígenas são capazes também” – Suelane da Silva Aleixo.

Segue o Poema na Íntegra:

Serra do Truarú

Por Marcel Aleixo Wapichana

Minha terra preferida,
Muito linda de se ver
Nela temos gente querida,
E história pra escrever.
Sobre essa comunidade
Que escolhi para viver,
Tenho muita liberdade
De ver a natureza florescer.
Nosso povo se alimenta
De damurida, farinha e beijú
Usando sua ferramenta
Pra pegar pombo, piranha e pacu