Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA RITA DA SILVA ANDRADE LEONEL

DISCENTE: MARIA RITA DA SILVA ANDRADE LEONEL
DATA: 29/12/2023
LOCAL: PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS

EFEITOS DOS FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES SOBRE OS PARÂMETROS FISIOLÓGICOS E DE CRESCIMENTO DO MILHO SOB DÉFICIT HÍDRICO

Zea mays. L, Rizhoglomus clarum, Fluorescência da clorofila, Restrição hídrica.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

As plantas podem ser submetidas a diversas condições e estresses, sendo o déficit hídrico (DH) um dos mais significativos para a produção do milho, uma vez que pode causar mudanças fisiológicas e de crescimento na planta. Uma das estratégias para mitigar os efeitos positivos do DH é a utilização dos fungos micorrízicos arbusculares (FMA) que conferem maior capacidade de aclimatação a condições de DH uma vez que possibilita maior absorção de água e nutrientes, como o fósforo e nitrogênio. O objetivo deste trabalho foi avaliar as respostas das características de fluorescência da clorofila a e de crescimento em plantas de milho submetidas ao déficit hídrico e inoculadas com fungos micorrízicos arbusculares (FMA). O experimento foi conduzido em casa de vegetação no setor de Pós-graduação em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão, localizada em São Luís/MA, durante o período de setembro a novembro de 2023. O solo utilizado foi coletado em uma área preservada com vegetação permanente proveniente da Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão. Foram utilizadas sementes de milho híbrido AG1051, de ciclo precoce. Para a inoculação do solo nos tratamentos de FMA foi utilizada a espécie identificada Rhizoglomus clarum, adquirida do banco de germoplasma da Embrapa Agrobiologia (Seropédica, RJ). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com esquema fatorial 4 (solo estéril; natural; estéril + R. clarum; natural + R. clarum) x 2 (irrigado e déficit hídrico), e quatro repetições, totalizando 32 parcelas experimentais. Cada parcela foi representada por um vaso com capacidade de 20 L, e uma planta por vaso. O experimento foi conduzido por 51 dias, até a fase V5-V6. As variáveis meteorológicas foram monitoradas ao longo do dia, e a umidade do solo foi mantida em 90% da capacidade de campo (CC) até os 46 dias após o plantio, quando ocorreu a restrição hídrica e os tratamentos estressados foram mantidos a 20% da CCDe acordo com os resultados, o déficit hídrico reduziu significativamente a altura das plantas, o diâmetro do colmo, a área foliar, a massa foliar específica, a massa fresca das folhas e do colmo, bem como a massa seca das folhas, do colmo e das raízes. Portanto, a inoculação com Rizhoglomus clarum em solo natural mitigou alguns desses efeitos negativos, resultando em maiores valores para as variáveis de crescimento em comparação com o solo estéril sob estresse hídrico. Em condição irrigada a inoculação com R. clarum e solo natural tiveram maior biomassa quando comparado com tratamento estéril.

Interno - 856548 - CAMILA PINHEIRO NOBRE
Externo à Instituição - IVANEIDE DE OLIVEIRA NASCIMENTO - UEMA