Apresentação

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (PPGA), para os Cursos de MESTRADO e DOUTORADO, busca a formação de profissionais que alcancem uma compreensão aprofundada sobre a estrutura, o funcionamento e o manejo dos agroecossistemas, integrando os fundamentos conceituais, os critérios e parâmetros da agroecologia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

Área Básica: Agronomia

Área de Avaliação: Ciências Agrárias I

Área de Concentração: Agroecologia

1 – Histórico e contextualização do programa

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (Código CAPES 20002017001P0) da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA foi aprovado pelas resoluções n° 021/1994-CEPE/UEMA e n° 117/1994-CONSUN/UEMA. A primeira turma de Mestrado em Agroecologia foi iniciada em março de 1996. O Programa teve o seu funcionamento autorizado pelo Conselho Estadual de Educação por intermédio da Resolução n° 408/2000–CEE de 07 de dezembro de 2000 e o reconhecimento expresso pela Resolução n° 283/2002-CEE de 12 de novembro de 2002. Foi recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES em dezembro de 2001 e reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE em 2002, conforme o Parecer do CNE/CES n° 153/2002. O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia obteve, também, o reconhecimento do Ministério da Educação em 2002, conforme a Portaria n° 2530 de 4 de setembro de 2002.

O Programa, desde sua criação e avaliações realizadas pela CAPES, recebeu os seguintes conceitos:

Triênio 2001-2003: conceito 3

Triênio 2004-2006: conceito 3

Triênio 2007-2009: conceito 4

Triênio 2010-2012: conceito 4

Quadriênio 2013-2016: conceito 4.

 Na avaliação trienal de 2007-2009, a CAPES concedeu ao Programa de Pós-Graduação em Agroecologia (nível de Mestrado) o conceito 4, o que ensejou a submissão do APCN (Aplicativo para Abertura de Cursos Novos) com vistas ao nível de doutorado. Após análise do Comitê Técnico e Científico (CTE/ES), em 2012, foi aprovado o doutorado em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão, conforme a 139ª Reunião do CTC/ES de propostas de cursos novos, realizada na CAPES, no período de 24 a 28 de setembro de 2012. A efetiva implantação da primeira turma de Doutorado em Agroecologia ocorreu em março de 2013. A criação do doutorado em Agroecologia foi demanda regional reprimida quando não havia um curso deste nível no Estado do Maranhão. Em 2019, o Programa diplomou a terceira turma com título de Doutor em Agroecologia da Universidade Estadual do Maranhão e do Brasil. Atualmente, possuem dois PPG em Agroecologia, um na UEMA e outro na Universidade Federal de Viçosa. No Brasil, a UEMA é a única Universidade que possui um Programa de Pós-Graduação em Agroecologia com curso de Doutorado, na modalidade acadêmica.

Em 2019, o Programa de Pós-Graduação em Agroecologia completou 23 anos de criação, e é o pioneiro no Brasil com a denominação Agroecologia, com os níveis de Mestrado e Doutorado, na modalidade acadêmica. Ao longo desses 23 anos de criação, o Programa construiu uma maturidade acadêmica e científica compatível com a expectativa de alcançar o conceito 5, na mais recente avaliação da CAPES. Além disso, constitui-se no principal núcleo de produção de conhecimento e formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento da agricultura do Maranhão, onde metade da população ainda vive na zona rural e grande parte sobrevive no limite da linha de pobreza. Esse Programa é de grande importância para melhoria da qualidade de vida das famílias maranhenses. 

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia foi o primeiro em nível acadêmico stricto sensu criado na Universidade Estadual do Maranhão e também da grande área de Ciências Agrárias I. O Programa foi o pioneiro no Brasil com a denominação Agroecologia, acumulando experiência na temática da agricultura sustentável e maturidade científica do corpo docente e apoiadores, para dar suporte ao Doutorado recém-implantado (2013). Então, até setembro de 2019 foram titulados 211 Mestres e 19 Doutores em Agroecologia, evidenciando que o Programa tem contribuído com a formação de um profissional diferenciado para atuar diretamente ou na mediação do paradigma da sustentabilidade na agricultura. Embora existam outros Programas com a denominação em Agroecologia,  a Universidade Estadual do Maranhão é a única Universidade do Nordeste e no Brasil com doutorado acadêmico em Agroecologia. Esses estudantes diplomados exercem suas atividades em diversos setores públicos e privados, no Maranhão, em outros estados e por toda a América Latina. O Programa envidou esforços já neste último quadriênio para a ampliação da infraestrutura física e a fixação de docentes produtivos no seu quadro de professores.

O Programa está sediado em uma região pobre do país, onde muitas famílias vivem abaixo da linha da pobreza. O Estado do Maranhão é um dos que possui menor Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil. Diante desse cenário, o Programa tem a preocupação de formar recursos humanos qualificados essenciais para essa região, e ainda, melhorar a qualidade de vida dessas famílias. Daí a importância da existência do nosso Programa para a geração de conhecimentos técnico-científico, com perfil para atuar na docência em várias instituições em todo o Brasil e no Estado do Maranhão, região que possui o menor número de doutores/100 mil habitantes do Brasil. A nossa região ainda carece da formação e inserção de doutores e o nosso Programa é uma fonte formadora de recursos humanos qualificados.   

2 – Objetivos (geral e específicos)

2.1 – Objetivo Geral

Formar profissionais com titulação de Mestres e Doutores de alto nível e com o entendimento sobre a estrutura, o funcionamento e o manejo dos agroecossistemas, integrando os conceitos e princípios ecológicos, os critérios e parâmetros da agroecologia, a partir de uma abordagem multi/interdisciplinar.

2.2 – Objetivos Específicos

a) Formar pesquisadores na área de Agroecologia aptos a enfrentarem a complexidade dos problemas gerados pelos diversos tipos de sistemas produtivos,

b) Formar profissionais de alto nível, na área de Agroecologia, para atender a demanda dos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Agrárias no Brasil e outros países,

c) Gerar novos sistemas de cultivo aos agricultores por meio da pesquisa fundamentada na sustentabilidade, 

d) Produzir e divulgar conhecimentos gerados pelos docentes do Programa para toda a comunidade científica bem como para as comunidades que raramente recebem informações tecnológicas.

O Programa de Pós-Graduação em Agroecologia conhece a necessidade da formação de Mestres em Agroecologia; neste sentido, tem como meta aumentar a formação de Doutores em Agroecologia com capacidade para liderar novas pesquisas e ensino nas instituições brasileiras e estrangeiras e contribuir para o desenvolvimento regional e do país. 

 

PARA MAIORES INFORMAÇÕES

Endereço:
Avenida Lourenço Vieira da Silva, nº 1000
Campus Paulo VI, Jardim São Cristóvão
CEP 65055-310

E-mail: agroecologiauema@gmail.com
Telefone para contato: (98) 2016-8152 

Instagran: @ppgagroecologiauema

 

 


Página Alternativa


Coordenação do Programa

  • - THAIS ROSELI CORREA

    Telefone/Ramal: (98) 2016-8152/8512

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: agroecologiauema@gmail.com

  • - TIAGO MASSI FERRAZ

    Telefone/Ramal: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    Telefone/Ramal 2: Nenhum conteúdo disponível até o momento

    E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1