Banca de QUALIFICAÇÃO: GABRIELLY SOARES DIAS GONÇALVES

DISCENTE: GABRIELLY SOARES DIAS GONÇALVES
DATA: 07/09/2023
LOCAL: PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS

AUMENTO DA FRAÇÃO ESTÁVEL DA MATÉRIA ORGÂNICA E MANUTENÇÃO DE CÁTIONS BÁSICOS EM SOLO DO TRÓPICO ÚMIDO

Tropico úmido. Cálcio. Silício. Matéria Orgânica do Solo.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

No trópico úmido, a maioria dos solos apresenta baixa fertilidade natural. A agricultura dessa região enfrenta vários desafios, tais como: preservar a paisagem e a biodiversidade, contribuir para a diminuição do CO2 na atmosfera, reduzir a pobreza e, promover a segurança alimentar das famílias agricultoras. Assim, o objetivo desta pesquisa foi avaliar os efeitos da aplicação de biomassa vegetal e dos cátions polivalentes Cálcio e Silício no aumento das frações estáveis da matéria orgânica do solo, na resistência a penetração e na produtividade do milho. O experimento foi conduzido no período de outubro de 2021 a março de 2023 na Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, Maranhão, Brasil. O delineamento experimental foi estabelecido em blocos casualizados (DBC), quatro repetições e oito tratamentos. Os tratamentos constituíram arranjos de leguminosas com cálcio, silício e ureia. Os resultados evidenciam que o Ca apresenta forte relação com COAM. As variáveis Si e COT, demostram a eficácia da aplicação de cátions polivalentes no aumento das concentrações de carbono no solo. A produtividade apresentou correlação positiva com COAM, Si, e Ca. Assim, estratégias e manejos como o realizado nesta pesquisa, pode auxiliar futuramente o tropico úmido a estocar carbono e manter índices elevados de produtividades.

Externo à Instituição - ALANA DAS CHAGAS FERREIRA AGUIAR - UFMA
Interno - 856548 - CAMILA PINHEIRO NOBRE