Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: DAYANE VALESSA BARROS FROZ

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DAYANE VALESSA BARROS FROZ
DATA: 29/03/2022
HORA: 09:00
LOCAL: PLATAFORMA MICROSOFT TEAMS
TÍTULO:

INVERTEBRADOS DO SOLO E DA PARTE AÉREA NAS ROÇAS DE ARROZ (Oryza sativa): IMPACTOS DO POUSIO MELHORADO COM SABIÁ E DO MANEJO DE FOGO, NUTRIENTES E INTERAÇÕES COM A PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA.


PALAVRAS-CHAVES:

Artrópodes,Bioindicadores,Ecologia, Leguminosas.


PÁGINAS: 44
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A degradação do solo em regiões do nordeste do Brasil tem aumentado na última década, resultando na perda da fertilidade natural do solo. O melhoramento de pousio com espécies leguminosas pode contribuir para a recuperação da fertilidade química e biológica do solo, assim como a interação planta-organismo contribui para o aumento de biomassa e acúmulo de nutrientes em comparação com a vegetação espontânea, atendendo à demanda nutricional das culturas subsequentes, podendo ser considerada uma tecnologia de produção sustentável. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é avaliar o impacto do pousio do sabiá sobre os invertebrados do solo e da parte aérea na cultura do arroz. As áreas experimentais estão localizadas no município de Pirapemas – MA, o esquema experimental é de split-plot, com tratamento principal (após sabiá vs. após capoeira espontânea), sub-divididas em 4 sub-parcelas de adubação e queima (controle sem adubação, adubação NPK, adubação ureia, queimado sem adubação) e plantados com arroz no ano agrícola de 2020/2021. Para avaliação da mesofauna, utilizaram-se anéis para coleta do solo, posteriormente colocados no extrator Berlese-Tullgren por 7 dias e ainda avaliou-se parâmetros químicos e físicos do solo. Na avaliação da macrofauna, utilizou-se armadilhas de queda (Pitfall-traps), enterradas com os bordos das aberturas ao nível da superfície do solo, permanecendo 24horas. Na avaliação da parte aérea, plantas de arroz foram coletadas e acondicionadas em sacos de papel e o conjunto de amostras colocadas em sacolas plásticas para manter a turgidez das folhas. Após este procedimento, os insetos foram acondicionados em álcool 70% para realização das triagens e identificação taxonômica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 809661 - CHRISTOPH GEHRING
Interno - 6799 - ESTER AZEVEDO DO AMARAL
Externo à Instituição - LUIS MANUEL HERNANDEZ GARCIA - UEMA
Notícia cadastrada em: 22/03/2022 08:33
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1