Notícias

Banca de DEFESA: JOSÉ CARLOS ERICEIRA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSÉ CARLOS ERICEIRA JÚNIOR
DATA: 28/12/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Plataforma Microsoft Teams
TÍTULO:

DIAGNÓSTICO DO EXTRATIVISMO E CARACTERIZAÇÃO DA QUALIDADE DE FRUTOS DE BACURI (Platonia insignis Mart.) EM SANTA RITA, MARANHÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Platonia insignis Mart., agricultura familiar, extrativismo de floresta, qualidade de frutos. 


PÁGINAS: 78
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O Brasil se apresenta como o 5º maior país em extensão de terras e é o terceiro maior produtor mundial de frutas, com ampla variabilidade genética entre as fruteiras e entre estas, estão as nativas, que se constituem como fonte alternativa de alimentação animal, e principalmente, humana, além de inúmeras possibilidades de exploração das fruteiras, sendo de forma sustentável, como para a produção de polpa, doces cristalizados, compotas, sucos, licores, vinhos e outras iguarias, gerando renda e alimento, simultaneamente. Principalmente o bacuri, com alto potencial de exploração, no entanto, ainda muito insipiente, com técnicas rudimentares, de forma extrativista, como o caso da coleta, não constituindo ainda, uma cadeia produtiva estruturada, no Maranhão. O objetivo deste trabalho foi realizar a caracterização da qualidade de frutos associados ao extrativismo de coleta em dois povoados de Santa Rita, MA. As análises foram realizadas no laboratório da UEMA, quanto à massa do fruto, massa da casca, DL/DT, IC, número de sementes, números de segmentos partenocárpicos, rendimento de polpa, sólidos solúveis totais, acidez total titulável, ratio e Ph, em delineamento inteiramente casualizado. Houve variação nos parâmetros biométrico. Para massa média dos frutos, as variações foram de 212g até 363g, com variações também no número de línguas, que é atributo importante na produção de polpa, variando de 2,10 a 3,15 línguas por frutos nas safras de dezembro a fevereiro, respectivamente. Nos atributos químicos, houve variação somente para os sólidos solúveis totais dentro da média de locais e para pH, dentro de épocas de colheitas. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6800 - JOSÉ RIBAMAR GUSMÃO ARAUJO
Externo ao Programa - 7159 - MOISES RODRIGUES MARTINS
Interno - 873081 - THAIS ROSELI CORREA
Notícia cadastrada em: 26/12/2021 11:11
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1