Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: KARINA DA SILVA VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: KARINA DA SILVA VIEIRA
DATA: 28/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Via Microsoft Teams
TÍTULO:

GERMINAÇÃO E ORGANOGÊNESE in vitro DO BACURIZEIRO (Platonia insignis Mart.): uma estratégia biotecnólogica para propagação de uma espécie frutífera amazônica.


PALAVRAS-CHAVES:

Propagação in vitro; Biotecnologia; Fruteíras Nativas; micropropagação.


PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) é uma espécie arbórea nativa da Amazônia brasileira, com elevado potencial econômico dada a grande apreciação de seus frutos. Porém é uma espécie considerada não domesticada, predominantemente alógama e com alta heterozigose, o que promove a desuniformidade na produção e dificulta suas práticas de manejo. Sua propagação sexual é pouco utilizada devido ao longo período de tempo para que sua germinação se complete, já sua propagação assexual é considerada de uso limitado com baixa porcentagem de sobrevivência, e até momento não há protocolos para a sua propagação in vitro. A partir disto o uso da técnica de germinação in vitro e em seguida a entrada de uma das rotas morfogênicas, como no caso da organogênese, pode se tornar uma excelente alternativa de micropropagação, contribuindo para sua propagação em larga escala, promovendo uniformidade nos plantios e facilidade nas práticas de manejo, auxiliando na domesticação da espécie. Desta forma, este trabalho teve como o objetivo a germinação in vitro e a organogênese de P. insignis a partir de frutos imaturos, como estratégia biotecnológica para propagação desta frutífera amazônica. No capítulo II – Para o estabelecimento e germinação in vitro, foram coletados frutos imaturos de bacurizeiro (P. insignis) de diferentes matrizes localizadas no município de Bacabeira - MA, onde a cada 15 dias após inoculação (DAI) foram avaliadas quanto a formação de calos (CA); porcentagem de oxidação (OX); emissão de radícula (ER); emissão de parte área (EPA); porcentagem de contaminação (CO); presença ou não do composto bioativo (CB); comprimento da radícula (cm) (CRA); comprimento da parte aérea (cm) (CPA) e o índice de velocidade de germinação (IVG). Aos 60 DAI, foi possível observar que os explantes de sementes mantidas nos tratamentos sem adição de reguladores de crescimento (T1 - ágar + água destilada; T2 – MS0 (sem reguladores de crescimento) apresentaram valores superiores ou iguais a tratamentos com adição dos reguladores de crescimento. Capitulo III – A partir de explantes retirados de plantas germinadas in vitro de P. insignis foi realizado experimentos quando a sua resposta a presença de auxinas (ANA e Picloram) e citocinina (BAP). Até o momento não se tem dados conclusivos, pois os dados ainda estão sendo analisados, porém já se observou a formação de brotos a partir dos 90 DAI em explantes de calos obtidos de partes áreas amorfas (organogênese in direta). Em conclusão, os resultados desta pesquisa são potencialmente promissores para o processo de domesticação de P. insignis, com redução do tempo de germinação para cerca de 60 dias após inoculação em condições de cultivo in vitro, obtendo-se um bom número de plantas homogêneas em curto de espaço de tempo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 873081 - THAIS ROSELI CORREA
Interno - 844844 - TIAGO MASSI FERRAZ
Externo ao Programa - 995.464.503-91 - MARCOS VINÍCIUS MARQUES PINHEIRO - BOL
Notícia cadastrada em: 23/12/2021 15:19
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1