Notícias

Banca de DEFESA: MARCELO MARINHO VIANA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARCELO MARINHO VIANA
DATA: 14/01/2022
HORA: 14:00
LOCAL: Via Microsoft Teams
TÍTULO:

PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA DO USO DO NITROGÊNIO NA CULTURA DO MILHO INOCULADO COM Azospirillum brasilense E ADUBADO COM MOLIBDÊNIO.


PALAVRAS-CHAVES:

Tropico úmido, bactérias diazotróficas, nutrição de plantas.

 


PÁGINAS: 109
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O nitrogênio (N) é um dos nutrientes mais importantes e exigidos pela cultura do milho e o que mais onera a produção agrícola, pois na maioria dos solos agricultáveis este elemento não está disponível níveis necessários para atingir altas produtividades. Uma alternativa é a utilização de produtos biológicos (bactérias do gênero Azospirillum) e  o micronutriente molibdênio (Mo), que também é importante, pois esse micronutriente interfere diretamente no metabolismo do N. O objetivo desse trabalho foi investigar  o efeito da inoculação com Azospirillum brasilense associada a aplicação de Mo e N no desenvolvimento produtivo e na eficiência do uso do N e eficiência fotossintética do N em plantas de milho cultivada em solo da região trópico úmido maranhense. Três experimentos de campo foram conduzidos no município de São Luís (2° 30' S, 44° 18' O, 24 metros acima do nível do mar), Estado do Maranhão, Brasil. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições e oito tratamentos. Quando o efeito do tratamento foi significativo, sete contrastes ortogonais foram analisados. Os tratamentos foram uma dose de N 140 kg ha-1, uma dose de Mo 90 g ha-1 e métodos de inoculação de A. brasilense (semente e foliar). As variáveis dependentes analisadas foram: índice de clorofila foliar, altura da planta, diâmetro do caule, altura de inserção da primeira espiga, peso de 100 sementes, produtividade de grãos, índice de colheita, matéria seca da parte aérea e eficiência de uso de nitrogênio. Avaliamos também características fisiológicas no início do estágio de florescimento (aproximadamente 20 dias após a adubação de cobertura) e do grão leitoso (aproximadamente 40 dias após a adubação de cobertura) as características foram: assimilação fotossintética de CO2, condutância estomática, concentração intercelular de CO2, índice de clorofila foliar e a eficiência do uso de N fotossintético. A inoculação com A. brasilense, nitrogênio e Mo mostrou-se potencialmente utilizável pois os resultados mostraram que a combinação (A. brasilense, Mo e N) aumentou 5,1% da eficiência do uso do nitrogênio e 12,68% da eficiência do uso de N fotossintético. No entanto, não houve aumento na produtividade de grãos. Por outro lado, Mo e N combinados aumentaram 17,8% a produtividade de grãos quando comparadas as plantas de milho inoculadas apenas com A. brasilense. Diante desses resultados é necessário propor novas pesquisas com o papel de elucidar melhor o papel do Mo na ligação com bactérias promotoras de crescimento e seus efeitos na rizosfera e na produtividade de grãos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6842 - ANTONIA ALICE COSTA RODRIGUES
Interno - 856548 - CAMILA PINHEIRO NOBRE
Externo à Instituição - CRISTINA SILVA CARVALHO - IFECT
Presidente(a) - 840508 - HEDER BRAUN
Externo à Instituição - JOAO BATISTA ZONTA - EMBRAPA
Notícia cadastrada em: 21/12/2021 16:05
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1