Notícias

Banca de DEFESA: ROSILDA RODRIGUES DE CARVALHO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROSILDA RODRIGUES DE CARVALHO
DATA: 28/12/2021
HORA: 08:00
LOCAL: Via Microsoft Teams
TÍTULO:

ESTRUTURA DA COMUNIDADE E DIVERSIDADE DE BORBOLETAS FRUGÍVORAS (PAPILIONOIDEA: NYMPHALIDAE) EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO NO NORTE MARANHENSE.


PALAVRAS-CHAVES:

Equitabilidade, perturbação, abundância, bioindicadores.


PÁGINAS: 95
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

A ordem Lepidoptera é constituída pelas borboletas e mariposas. Dentre outros insetos, as borboletas desempenham importante papel nos processos ecológicos atuando por exemplo, na polinização, herbivoria e na cadeia alimentar de diversos animais. Borboletas têm sido amplamente utilizadas em monitoramentos por serem extremamente sensíveis às alterações ambientais e por apresentarem características que facilitam a amostragem e a identificação. Entre as principais ameaças para a biodiversidade de borboletas estão a fragmentação e destruição de habitat. Este trabalho teve como objetivo, comparar a estrutura das comunidades de borboletas em Unidades de Conservação (UCs) com diferentes graus de conservação no Norte Maranhense. Foram realizadas coletas entre os meses de setembro de 2019 a janeiro de 2021. A amostragem das borboletas frugívoras seguiu a metodologia padronizada utilizando armadilhas do tipo Van Someren-Rydon. Foram utilizadas 30 armadilhas que permaneceram em campo por cinco dias consecutivos, sendo vistoriadas a cada 24 horas para coleta das borboletas e reposição das iscas. Os espécimes de fácil identificação foram marcados numericamente, fotografados e liberados. Indivíduos de identificação incerta e exemplares testemunhas foram coletados, identificados e depositados na Coleção Entomológica “Iraci Paiva Coelho” da Universidade Estadual do Maranhão (CIPC). Obteve-se o registro de 2.868 indivíduos, sendo 1.229 para a APA do Itapiracó, 919 para a APA do Maracanã, 341 para o Sítio Aguahy e 379 indivíduos para o Sítio do Rangedor. Do total de 52 espécies registradas neste estudo, Taygetis laches e Opsiphanes invirae foram as duas mais abundantes com 570 e 382 indivíduos respectivamente. Os padrões de riqueza, abundância e equitabilidade foram analisados utilizando os estimadores de riqueza, Simpson_1-D; Shannon_H e  Equitability_J.  Foram encontradas diferenças na composição de espécies entre as UCs amostradas. O Sítio Aguahy apresentou maior diversidade (H’=3,13), menor dominância (D’= 0,94), maior equitabilidade (J’=0,89). O Sitio do Rangedor apresentou menor diversidade, maior dominância e menor equitabilidade (H’=2,10; D’=0,79; J’=0,67) respectivamente. A abundância foi maior na APA do Itapiracó e APA do Maracanã. O Sítio Aguahy apresentou maior riqueza de espécies. Os dados obtidos apontam que há diferenças na composição das comunidades de borboletas frugívoras em UCs do Norte Maranhense com diferentes graus de perturbação.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 8672 - GISLANE DA SILVA LOPES
Externo à Instituição - JOSELEIDE TEIXEIRA CÂMARA - UEMA
Presidente(a) - 6801 - RAIMUNDA NONATA SANTOS DE LEMOS
Notícia cadastrada em: 20/12/2021 13:56
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1