Notícias

Banca de DEFESA: TAYNARA CRUZ DOS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TAYNARA CRUZ DOS SANTOS
DATA: 29/12/2021
HORA: 15:00
LOCAL: Via Microsoft Teams
TÍTULO:

REGISTRO, ESTRUTURA E DINÂMICA POPULACIONAL DE Raoiella indica HIRST (ACARI: TENUIPALPIDAE) EM Cocos nucifera LINNAEUS (ARECALES: ARECACEAE) NO MARANHÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Ácaro-vermelho-das-palmeiras, Controle biológico natural, Ecologia, Phytoseiidae, Sazonalidade, Variáveis ambientais.


PÁGINAS: 118
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Raoiella indica Hirst (Acari: Tenuipalpidae) é um ácaro fitófago invasor com ampla gama de plantas hospedeiras. Nos últimos anos, R. indica tem ampliado sua distribuição geográfica nas Américas. Em áreas recém-invadidas por R. indica é primordial que se realize o registro de ocorrência bem como estudos de ecologia populacional de longa duração. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo realizar o primeiro registro de ocorrência de R. indica no Maranhão. Posteriormente, foi estudado os efeitos da sazonalidade e de fatores abióticos na estrutura populacional (ovo, imaturos e adultos) de R. indica em coqueiros da variedade anão-verde. Por fim, foi determinada a contribuição relativa de variáveis abióticas (temperatura, umidade relativa e precipitação pluviométrica) e biótica (densidade de Phytoseiidae) sobre a densidade de R. indica. Brevemente, R. indica foi registrada pela primeira vez em cultivo de coqueiro (Cocos nucifera L.) no ano de 2018, na comunidade Iguaíba, zona rural do município de Paço do Lumiar, Maranhão. Em seguida, a estrutura e dinâmica populacional de R. indica foi avaliada durante o início do período seco (2019-2020: agosto, setembro e outubro) e chuvoso (2020-2021: janeiro, fevereiro e março) em cinco cultivos comerciais de coqueiro da variedade anão-verde, durante dois anos. Foi constatada mudanças sazonais na estrutura e dinâmica populacional de R. indica. O estágio de ovo apresentou maior densidade por cm2 de área foliar em comparação aos imaturos e adultos de R. indica ao final do período amostral. A densidade de ovos e imaturos de R. indica não foi afetada pela sazonalidade. No entanto, o número de indivíduos adultos de R. indica variou sazonalmente, com maiores densidades populacionais registradas no período chuvoso em comparação ao período seco. As variáveis abióticas explicaram diferentes frações da variância para cada estágio de desenvolvimento de R. indica. Os resultados demonstram que é importante considerar a estrutura populacional em estudos de dinâmica populacional de R. indica, uma vez que cada estágio de desenvolvimento responde unicamente ao ambiente local ao longo do tempo. No último trabalho, foi observada maior densidade de R. indica em comparação à densidade populacional dos ácaros predadores da família Phytoseiidae durante os meses de amostragens. A maior parte da variância para a densidade populacional de R. indica foi explicada pela densidade de Phytoseiidae. Adicionalmente, a densidade de R. indica foi positivamente correlacionada com a densidade de ácaros predadores da família Phytoseiidae, confirmando o resultado da análise de partição hierárquica. Conclui-se que controle biológico exercido pelos ácaros predadores da família Phytoseiidae foi o principal mecanismo regulador da densidade populacional de R. indica nos cultivos comerciais de coco da variedade anão-verde.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALDENISE ALVES MOREIRA - UESB
Interno - 6799 - ESTER AZEVEDO DO AMARAL
Presidente(a) - 6801 - RAIMUNDA NONATA SANTOS DE LEMOS
Notícia cadastrada em: 17/12/2021 17:47
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1