Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: TÁCILA RAYENE DOS SANTOS MARINHO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TÁCILA RAYENE DOS SANTOS MARINHO
DATA: 27/12/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Via Microsoft Teams
TÍTULO:

EMBRIOGÊNESE SOMÁTICA E VARIABILIDADE GENÉTICA in vitro DE BACURIZEIRO (Platonia insignis Mart.): UMA ESPÉCIE NATIVA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA.


PALAVRAS-CHAVES:

bacuri, cultivo in vitro; embriogênese somática; fruteira amazônica; variabilidade genética in vitro.


PÁGINAS: 83
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

Frutífera amazônica brasileira, o bacurizeiro (Platonia insignis Mart.) tem elevada importância para o manejo e desenvolvimento sustentável da região amazônica. Todavia, por estar em processo de domesticação, suas técnicas de propagação são limitadas, entretanto, a cultura de tecidos pode ser uma ferramenta biotecnológica eficiente para superar tais desafios, e alcançar a eficiência na produção de mudas desta espécie. Por ser uma planta alógama, com alta variabilidade genética, diferentes genótipos não respondem de forma homogênea aos mesmos estímulos in vitro. A presente tese teve como objetivo geral desenvolver um protocolo para a regeneração in vitro de Platonia insignis a partir de embriões zigóticos, oriundos de frutos imaturos. No capítulo II, objetivou-se estabelecer um protocolo de indução e calogênese in vitro de Platonia insignis Mart. Foram coletados frutos imaturos de P. insignis Mart. provenientes de matrizes do município de Bacabeira, Para indução da calogênese os embriões zigóticos imaturos foram inoculados em meio MS sem adição de reguladores, onde permaneceram por 60 dias, sendo posteriormente repicados e  transferidos para meios de cultura com adição de reguladores de crescimento (PGR’s): ácido giberélico (GA3), benzilaminopurina (BA), ácido naftalenoacético (NAA) e ácido 2,4-diclorofenoxiacético (2,4-D). Os resultados iniciais de indução de calogênese em meios sem adição de PGR’s demonstram o potencial de reguladores endógenos. As seções anatômicas revelam elevado potencial de calogênese, entretanto ainda não semelhantes a massas de calos pró-embriogênicas, portanto mais investigações são necessárias para otimizar o desenvolvimento embrionário de calos de P. insignis. No capítulo II estudou-se o controle genético de características relacionadas ao estabelecimento in vitro de acessos de Platonia insignis oriundos de diferentes regiões do estado do Maranhão, Brasil. Foram coletados frutos imaturos para extração de explantes, a partir de dez matrizes (acessos) de Platonia insignis, provenientes de diferentes regiões do estado do Maranhão. As estimativas dos parâmetros genotípicos foram obtidas pela metodologia de modelos mistos, procedimento REML (Máxima Verossimilhança Restrita) /BLUP (Melhor Predição Linear Imparcial). Os resultados obtidos demonstraram elevada variabilidade genética na população estudada, além disso, os acessos AC.7, AC.2, AC.1, AC.6 e AC.8 são mais eficientes quanto a sua resposta para características relacionadas ao processo de regeneração in vitro, apresentando capacidade de calogênese superior, menor suscetibilidade à oxidação, maior capacidade de formação de raízes e parte aérea. Este foi o primeiro estudo que investigou a relação entre os parâmetros genéticos e a seleção dos acessos de Platonia insignis para os processos de regeneração in vitro, que fornecerá subsídios para futuros estudos de micropropagação e domesticação da espécie.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - DIEGO SILVA BATISTA - UEMA
Externo ao Programa - 995.464.503-91 - MARCOS VINÍCIUS MARQUES PINHEIRO - BOL
Interno - 873081 - THAIS ROSELI CORREA
Presidente(a) - 844844 - TIAGO MASSI FERRAZ
Notícia cadastrada em: 14/12/2021 17:36
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1