Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYS FRAZÃO DE JESUS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYS FRAZÃO DE JESUS
DATA: 29/11/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Via Microsoft Teams
TÍTULO:

MANEJO, PRODUÇÃO E QUALIDADE DE AÇAÍ DE TERRA FIRME ASSOCIADO À DENSIDADE DE TOUCEIRA E ADUBAÇÃO ORGÂNICA SOB SISTEMA AGROFLORESTAL.


PALAVRAS-CHAVES:

Euterpe oleraceae Mart.; Terra firme; Manejo cultural.


PÁGINAS: 84
GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia
RESUMO:

O grande interesse no cultivo de açaizeiro BRS Pará (Euterpe oleraceae Mart.) nas áreas de terra firme se deve ao grande crescimento da demanda pelo fruto. Entretanto, informações sobre o manejo desta cultura nas áreas de terra firme em diferentes regiões do país ainda são escassas tornando-se evidente que, para se obter alta produtividade, há necessidade de manejo das estipes e do fornecimento nutrientes. Densidade mais baixa de estipes na touceira, associada à adubação orgânica, podem aumentar a produtividade e a qualidade dos frutos de açaí. Dessa forma, esta pesquisa objetivou avaliar o desenvolvimento e produção do açaí de terra firme (cv. BRS Pará) associado à diferentes densidades de touceira e manejo da adubação em sistema agroflorestal. O experimento, localizado na Fazenda Escola da Universidade Estadual do Maranhão-UEMA, São Luís, foi conduzido em Sistema Agroflorestal composto por três espécies vegetais: a cultivar açaí BRS Pará (Euterpe oleracea Mart.), o cupuaçu BRS Carimbó (Theobroma grandiflorum); e seis variedades de banana (Musa sp). O delineamento foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 5x2, em que o primeiro fator é representado pelos cinco níveis de desbaste (2, 3, 4, 5 e 6 estipes por touceira), e o segundo fator pelos tipos de adubação (orgânica e mineral), com 3 repetições. Os dados depois de avaliados quanto a sua normalidade foram submetidos à Análise de Variância (ANOVA) e as médias comparadas pelo teste Scott & Knott ao nível de 5% de probabilidade, utilizando-se o software AgroEstat. A adubação orgânica associada a densidade de 4 estipes por touceira promoveu maiores ganhos de frutos e consequentemente maior produtividade. A utilização da cama de frango mostrou-se promissora no manejo de adubação do açaí de terra firme conduzido em sistema agroflorestal.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6502 - ALTAMIRO SOUZA DE LIMA FERRAZ JÚNIOR
Externo ao Programa - 882250 - AUGUSTO CÉSAR VIEIRA NEVES JUNIOR
Presidente(a) - 6800 - JOSÉ RIBAMAR GUSMÃO ARAUJO
Notícia cadastrada em: 16/11/2021 10:47
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1