Banca de QUALIFICAÇÃO: WYAYRAN FERNANDO SOUSA SANTOS

DISCENTE: WYAYRAN FERNANDO SOUSA SANTOS
DATA: 25/08/2021
LOCAL: Via Microsoft Teams

RESPOSTA FISIOLÓGICAS E BIOMÉTRICAS DE DIFERENTES CULTIVARES DE QUIABO ABELMOSCHUS ESCULENTS (L.) SUBMETIDA A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO

Manejo de irrigação; eficiência intrínseca do uso da água; adubação orgânica.

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

O quiabeiro, Abelmoschus esculents (L.), é uma hortaliça de grande importância devido a sua aceitação no mercado nacional e valor nutricional. Por ser uma cultura rústica e suportar elevadas temperaturas a condição edafoclimática do Brasil favoreceu o seu desenvolvimento e produção. O quiabeiro responde de forma considerável a adubação orgânica, aumentando a produtividade e a qualidade dos frutos. Além do manejo na adubação, a disponibilidade hídrica afeta diretamente a produção, ou seja, limita a produtividade. O presente estudo objetivou avaliar as respostas do quiabo de tolerância à seca quando submetidos a condições de escassez hídrica e adubação, através da análise de parâmetros fisiológicos e biométricos. O estudo foi conduzido em casa de vegetação do Centro de Biotecnologia Agronômica da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o delineamento experimental foi inteiramente ao acaso, em esquema fatorial 2x2x3, sendo duas cultivares de quiabo (V1- Santa Cruz 47 e V2- Valença), duas formas de manejo (com e sem adubação) e três regimes hídricos irrigado (L1-100%), moderado (L2-50%) e severo (L3-25%) com 4 repetições, sendo a unidade experimental constituída de uma planta por vaso, totalizando 48 vasos. As plantas adubadas e que receberam lâmina de irrigação de 100%, se sobressaíram em relação às demais plantas nos parâmetros de concentração intracelular de CO2 (Ci), eficiência no uso da água (EUA), eficiência intrínseca do uso da água (EIUA). Não houve diferenças estatísticas entre as variedades nas variáveis de eficiência no uso da água (EUA), eficiência intrínseca do uso da água (EIUA), concentração intracelular de CO2 (Ci) e a razão da concentração intercelular pela concentração ambiente de CO2 (Ci/ca). Nos parâmetros biométricos houve diferença entre significativa nos parâmetros de Altura, Diâmetro do caule, número de ramos laterais e diâmetro da copa dentro de cada tratamento e entre as variedades Santa Cruz 47 e Valença o comportamento foi semelhante. A adubação e irrigação influência de forma significativa o desenvolvimento do quiabeiro, tanto na parte vegetativa como na produção.As plantas que receberam Lâmina de irrigação 100% tiveram maiores valores médios de EUA.

Presidente(a) - 1839224 - FABRÍCIO DE OLIVEIRA REIS
Interno - 71977 - JOSÉ RIBAMAR GUSMÃO ARAUJO