Banca de QUALIFICAÇÃO: WILDINSON CARVALHO DO ROSÁRIO

DISCENTE: WILDINSON CARVALHO DO ROSÁRIO
DATA: 09/12/2020
LOCAL: VIA MICROSOFT TEAMS

ESTUDO FISIOLÓGICO, SANITÁRIO E MANEJO DE DOENÇAS EM SEMENTES FLORESTAIS DA RESEX QUILOMBO DO FRECHAL EM MIRINZAL/MA.

controle biológico; óleo vegetal; Bacillus methylotrophicus; óleo de nim

GRANDE ÁREA: Ciências Agrárias
ÁREA: Agronomia

Este trabalho teve como objetivo realizar a caracterização fisiológica, sanitária e o manejo de doenças fúngicas de sementes de espécies florestais da RESEX Quilombo do Frechal. A RESEX tem área de 9.542 hectares, está localizada na Baixada Ocidental Maranhense (2° 2’ 00’’ S; 44° 48’ 00’’ W) e abrange uma área de 9.542 hectares no município de Mirinzal e está dividida entre as comunidades de Frechal, Rumo e Deserto, possuindo aproximadamente uma população de 900 pessoas. Os experimentos foram conduzidos no Laboratório de Fitopatologia e em Casa de Vegetação, do Núcleo de Biotecnologia Agronômica da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, Campi São Luís/MA. Sementes de quatro espécies florestais, juçara (Euterpe oleraceae), jenipapo (Genipa americana), urucum (Bixa orellana) e cuia (Crescentia cujete), foram coletadas manualmente, no primeiro semestre de 2019 na RESEX Quilombo do Frechal, município de Mirinzal/MA. As sementes passaram pelo processo de desinfestação superficial com água destilada, álcool 70 % e hipoclorito de sódio a 5 % antes da realização dos experimentos. Na caracterização fisiológica foram realizados testes de germinação, emergência, teor de água, índices de velocidade de germinação (IVG) e de emergência (IVE). A caracterização sanitária foi realizada pelo método Blotter Test e a identificação dos fitopatógenos nas sementes efetuada de acordo com chaves dicotômicas de identificação. No manejo alternativo foram testados isolado de Bacillus methylotrophicus e o óleo de nim, sendo realizados por meio de dois experimentos independentes em delineamento inteiramente casualizado (DIC), com quatro tratamentos e oito repetições. O experimento um foi realizado pelo processo de microbiolização das sementes florestais com Bacillus methylotrophicus, multiplicada em meio de cultura BDA e levada à BOD para crescimento por 72 horas a 28°C e fotoperíodo de 12 horas e no experimento dois, as sementes foram tratadas com óleo de nim a 15% através de pulverização com auxílio de um pulverizador manual. Cada tratamento foi constituído por T1 juçara, T2 jenipapo, T3 urucum e T4 cuia. A testemunha constou das sementes imersas em água destilada. As sementes de juçara, jenipapo, urucum e cuia, obtiveram 9,0%, 67,00 %, 17,50 %, 63,5 % de germinação; 0,5 %, 7,00 %, 0,5 %, 63,5 % de emergência; 22,81 %, 12,15 %, 15,66 %, 8,73% de teor de água respectivamente. O fungo fitopatogênico de maior incidência nas sementes florestais foi Fusarium oxysporum, seguido por Lasiodiplodia theobromae. Inferi-se que B. methylotrophicus e óleo de nim, são alternativas promissoras ao controle de fungos fitopatogênicos.

Presidente(a) - 72397 - ANTONIA ALICE COSTA RODRIGUES
Externo à Instituição - ERLEN KEILA CANDIDO E SILVA - UEMA