Banca de DEFESA: ANDREA PESTANA PINHEIRO

DISCENTE: ANDREA PESTANA PINHEIRO
DATA: 02/05/2023
LOCAL: Plataforma Virtual Microsoft Teams

LETRAMENTO HISTÓRICO DE SURDOS: o ensino das lendas maranhenses em Língua Brasileira de Sinais por meio das tecnologias digitais

Letramento histórico. Libras. Educação Inclusiva. Educação de Surdo. Tecnologias Digitais.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa aborda a importância do letramento histórico e das tecnologias digitais no ensino de lendas maranhenses para discentes surdos do Ensino Médio em São Luís (MA). Considerando que essas narrativas são geralmente transmitidas oralmente, os surdos tendem a ter acesso limitado a esse patrimônio cultural e histórico. O objetivo geral da pesquisa é investigar como o letramento histórico, aplicado através da Língua Brasileira de Sinais (Libras), pode enriquecer metodologicamente o ensino das lendas maranhenses e promover o desenvolvimento crítico dos estudantes surdos, utilizando tecnologias digitais. Os objetivos específicos incluem: entender o contexto das lendas maranhenses como expressão histórica e sociocultural; identificar como o letramento histórico, aplicado através da Libras e recursos visuais, influencia o desenvolvimento dos surdos; desenvolver um curso com estratégias de letramento histórico para estudantes surdos; e verificar a opinião de surdos e professores sobre as estratégias disponibilizadas no curso, oferecendo uma lista adaptada para o letramento histórico dos surdos. A metodologia empregada foi um estudo de caso aplicado e explicativo, de abordagem qualitativa, incluindo questionários com professores e intérpretes de Libras. A pesquisa foi embasada em experiências acadêmicas, vivências pedagógicas na área da surdez, leituras sobre letramento histórico e visual, formação docente e tecnologias digitais na educação. Os resultados indicam a necessidade de aprimorar o ensino de história para estudantes surdos, promovendo maior inclusão e cooperação entre professores e intérpretes de Libras. A adoção de tecnologias e recursos visuais pode enriquecer o ensino e estimular a participação ativa dos alunos surdos em sala de aula.

Presidente(a) - 7386 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA
Interno - 807588 - MARCIA RAIKA E SILVA LIMA