Área de Concentração
Mestrado
Educação Inclusiva
Linhas Pesquisa :
› Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
Educação Inclusiva- A linha contempla pesquisas e estudos epistemológicos, políticos e históricos referentes à Educação Especial numanova perspectiva de atuação, qual seja, o vínculo com a constituição de espaços educacionais inclusivos. Buscaanalisar as implicações epistemológicas e políticas contemporâneas relacionadas às práticas educacionais, comênfase na gestão de sistemas escolares, nos recursos de suporte pedagógico especializado, na construção,implantação e usabilidade de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como aspectos favorecedores einovadores para a escolarização dos estudantes, garantindo-lhes o direito de aprendizagem e desenvolvimentonessa área de conhecimento.
› Práticas e Processos Formativo de Educadores para Educação Inclusiva
Educação Inclusiva- A linha contempla pesquisas e estudos relacionados diretamente às práticas educacionais e aos processosformativos de educadores (inicial, continuada e em serviço) para atuação pedagógica na diversidade, contemplandoos princípios de uma educação inclusiva. Busca analisar os processos de ensino e aprendizagem e as inovaçõespedagógicas para o atendimento às necessidades educacionais de qualquer ordem: biopsicossocial ou etnocultural.Os estudos se concentram nos aspectos relacionados à organização da escola para garantir a formação deeducadores numa perspectiva inclusiva, a partir da análise de práticas, desenvolvimento curricular, adequações derecursos ou métodos pedagógicos e em procedimentos que possibilitem o êxito na escolarização dos estudantes.
› Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva
Educação Inclusiva- A linha contempla pesquisas e estudos referentes à conceituação sobre Educação e Inovação tecnológica eestrutura para o desenvolvimento de educação mediada por tecnologias e suas interlocuções com a EducaçãoEspecial e Inclusiva. Busca analisar metodologias ativas de ensino e de aprendizagem baseada em uso detecnologias digitais, redes sociais como espaços educativos, jogos digitais e a aprendizagem. Aborda ainda estudoe análise de mobilidade na sala de aula, Projetos, inclusão digital e cidadania, bem como conceituação e análise daTecnologia Assistiva como área de conhecimento e recursos e sua aplicabilidade no contexto educacional inclusivo.
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1