Banca de DEFESA: TARCISIO WELVIS GOMES DE ARAUJO

DISCENTE: TARCISIO WELVIS GOMES DE ARAUJO
DATA: 19/10/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Microsoft Teams

PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM LÍNGUA PORTUGUESA COM ESTUDANTES SURDOS DO ENSINO MÉDIO NA PERSPECTIVA DO ENSINO COLABORATIVO E DO DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM

Práticas de Letramento. Língua Portuguesa. Estudante Surdo. Ensino Colaborativo. Desenho Universal da Aprendizagem.

ÁREA: Educação

Delibera-se como objetivo desta pesquisa analisar como os professores de escolas públicas do Ensino Médio, na
cidade de São Luís – MA, têm trabalhado em suas práticas de letramento, a disciplina de Língua Portuguesa com
seus estudantes Surdos. Desse modo, a fim de compreender como essas práticas são desenvolvidas, no contexto da Educação Inclusiva para Surdos, faz-se uso da pesquisa de abordagem Qualitativa, do tipo Descritiva e Exploratória. O lócus da pesquisa, é uma escola da rede estadual de ensino de São Luís – MA, em uma turma do 2º Ano do Ensino Médio, que tem estudantes Surdos matriculados e, como participantes da pesquisa professora da disciplina de Língua Portuguesa, da Sala de Recursos Multifuncionais e a Tradutora / Intérprete de Língua de Sinais. A produção dos dados foi feita por meio de Entrevistas Semiestruturadas via Google Meet, posteriormente analisados com base na Análise de Conteúdo. O produto educacional é um Caderno Pedagógico em formato ebook, que poderá auxiliar a formação docente ao propor possibilidades de práticas inovadoras voltadas ao letramento do estudante Surdo em Língua Portuguesa no Ensino Médio de escolas regulares, em conformidade com o Ensino Colaborativo (EC) e do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA). Ao analisar essas categorias constituídas por meio das entrevistas, considerou-se que: o uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na escola se limita à professora da Sala de Recursos e a Intérprete de Libras; há explanação de diferentes tipos e gêneros textuais, enquanto a professora de Língua Portuguesa foca naqueles específicos do 2º Ano do Ensino Médio, a professora da Sala de Recursos enfatiza aqueles de uso e necessidade diária dos alunos Surdos; os alunos de um modo geral encontram-se desmotivados em participar das práticas de leitura e escrita proporcionadas na disciplina de Língua Portuguesa; e não há o desenvolvimento de um EC e de um DUA. Nessa perspectiva, propomos a necessidade de novas práticas de letramento voltadas ao desenvolvimento principalmente do estudante Surdo, para tal o uso da Libras, diversidade de gêneros textuais, metodologias acessíveis e ativas, para o desenvolvimento de práticas heterogêneas estimulando o engajamento, apresentações diversas do conteúdo e de ações e expressão do conhecimento pelos alunos, em conformidade à abordagem do DUA. Desta forma, imprescindível a promoção de um EC entre os professores envolvidos no processo de letramento em Língua Portuguesa de estudantes Surdos.

Externo à Instituição - FRANCISCA NEUZA DE ALMEIDA FARIAS - UESPI
Interno - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA