Banca de DEFESA: ROSANE FERREIRA MACEDO

DISCENTE: ROSANE FERREIRA MACEDO
DATA: 20/10/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Microsoft Teams

Libras e cultura surda na formação continuada de professores: interação comunicativa para o ensino de estudantes surdos.

formação continuada; educação inclusiva; Libras; cultura surda.

ÁREA: Educação

A discussão proposta neste estudo se insere no âmbito da formação continuada de professores, envolvendo a Libras e a cultura surda como forma de interação comunicativa para o ensino de estudantes surdos no contexto do Ensino Médio. Para tanto, teve como objetivo geral: analisar, a partir de formação continuada em Libras, possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas a estudantes surdos. Especificamente, foram delineados os seguintes objetivos: Entender como os professores desenvolvem sua prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de estudantes surdos nas escolas regulares; Verificar ações voltadas para a formação continuada em Libras e sobre a cultura surda propostas aos professores que atuam com estudantes surdos; Desenvolver formação continuada em Libras e em cultura surda, com ênfase em estratégias metodológicas, aos professores que atuam com estudantes surdos no Ensino Médio; Elaborar caderno pedagógico com informações sobre Libras e cultura surda. Para a consolidação dos objetivos propostos, o estudo baseou-se na abordagem qualitativa, sendo delineado como um estudo de caso, realizado em uma escola da rede estadual de ensino situada no município de Caxias – MA que oferece o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse cenário, participaram sete professores que atuam ou já atuaram com estudantes surdos. Os dados foram produzidos a partir da aplicação de questionários, entrevistas e oficinas de formação. A análise desses dados, com base na técnica de análise de conteúdo, na perspectiva de Bardin (2016), constatou-se que, dentre outros aspectos, as necessidades de uma prática pedagógica inclusiva aos estudantes surdos perpassam pela formação docente, como condição para esses professores reconhecerem os desafios e possibilidades para o desenvolvimento dessa prática pedagógica. A elaboração do caderno pedagógico, cuja temática é “Libras e cultura surda na escola: aprendendo com as mãos”, se constituiu como produto final do estudo realizado. Assim, espera-se contribuir com informações para melhorar a interação e práticas pedagógicas aos professores, respeitando as particularidades dos estudantes surdos de modo a promover educação inclusiva.

Presidente(a) - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Interno - 807588 - MARCIA RAIKA E SILVA LIMA