Banca de DEFESA: MARITÂNIA DOS SANTOS PADILHA

DISCENTE: MARITÂNIA DOS SANTOS PADILHA
DATA: 19/10/2022
LOCAL: Plataforma virtual Microsoft Teams

As práticas pedagógicas na educação de surdos nas séries finais da Educação Básica

Prática pedagógica. Libras. Surdos. Diversidade linguística.

ÁREA: Educação

Enfocamos, neste estudo de natureza qualitativa, a problemática das práticas pedagógicas desenvolvidas na educação de surdos, a partir da valorização da diversidade linguística. Focalizamos o estudo no Centro de Ensino Doutor Getúlio Vargas, na cidade de Monção, Maranhão onde houve matrícula de estudantes surdos no Ensino Médio, nos anos de 2020 e 2021. O objetivo foi analisar as práticas pedagógicas realizadas na educação de surdos nas séries finais da Educação Básica para elaboração de uma proposta pedagógica inclusiva. Desse modo interessou-se investigar: 1) como as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estão sendo realizadas no sentido de contemplar as necessidades de todos os estudantes; 2) se o currículo proposto tem sofrido as adaptações necessárias afim de que possa ser acessado por estudantes surdos; 3) as dificuldades que
os professores têm enfrentado na educação de surdos. Compreendendo que a escola deve promover a socialização e aprendizagem desse público, a presente pesquisa visou responder ao seguinte questionamento: como tem sido realizada a escolarização de alunos surdos nas séries finais da Educação Básica? Refletimos acerca das questões voltadas à política para a educação de surdos e a inclusão desse público no processo educativo. No que se refere à metodologia utilizada, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação, por pretender desenvolver uma pesquisa que fosse além da quantificação de dados, mas buscar compreender os aspectos e sujeitos envolvidos, intervindo no processo com o intuito de contribuir para o seu aperfeiçoamento. Como ferramenta para a coleta dos dados, utilizamos a entrevista semiestruturada, gravadas, com os professores atuantes na sala regular e o professor instrutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras. A análise dos dados da pesquisa está pautada na perspectiva dialógica e discursiva do ensino e da linguagem, em Freire (1987), por este defender o diálogo como fator essencial na relação entre educador e educando, que direciona para uma educação baseada no respeito às diferenças e às características físicas e/ou humanas de todos os envolvidos. Entre os resultados obtidos destacamos que as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores estavam fundamentada na perspectiva ouvinte do ensino ao serem priorizadas metodologias que não contemplam as necessidades dos estudantes surdos; a falta de conhecimento da Libras por parte dos professores dificulta a aprendizagem dos estudantes; a carência da elaboração de um plano de ensino colaborativo inviabiliza a cooperação no trabalho educativo e impede o compartilhamento de estratégias potencializadoras da aprendizagem. Assim, tais resultados apontam para a necessidade de ser construída uma práxis pedagógica pautada na diversidade e valorização humana, que requer formação continuada de educadores com vistas a inclusão de todos aqueles que compõem o processo educativo.

Interno - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA