Banca de DEFESA: PETRONILHA MORAIS MOREIRA PEREIRA

DISCENTE: PETRONILHA MORAIS MOREIRA PEREIRA
DATA: 17/10/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Microsoft Teams

O uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento do vocabulário de crianças pré-escolares com autismo: um estudo em uma escola da Rede Municipal de São Luís – MA.

Comunicação Aumentativa e Alternativa; Vocabulário; Transtorno do Espectro Autista; Educação Inclusiva; Tecnologia Assistiva; Educação Infantil.

ÁREA: Educação

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento, com desdobramentos nas habilidades de comunicação, compreensão e expressão, apresentando défictis na linguagem, com comportamentos esteriotipados e repetitivos, assim como interesses restritos e específicos. O contexto desta pesquisa de mestrado se relaciona com o desenvolvimento do vocabulário, de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em etapa pré-escolar. Para tanto, apresenta-se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), categoria da Tecnologia Assistiva (TA), como ferramenta didático-pedagógica para auxiliar o desenvolvimento educativo e vocabular desses estudantes. Objetivou-se, portanto, investigar como o uso da CAA influencia na formação e desenvolvimento do vocabulário de crianças com autismo em etapa pré-escolar. Nessa perspectiva, quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada descritiva e exploratória, a partir de uma abordagem de natureza qualitativa, realizada por meio de entrevista semiestruturada com uma professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que atende em uma Sala de Recursos Multifuncional (SRM) de uma escola da rede municipal de São Luís – MA, acerca dos recursos, estratégias e práticas pedagógicas utilizados em prol do desenvolvimento do vocabulário de crianças pré-escolares com autismo. Para a análise dos dados e das informações coletadas, foi utilizado o método de análise de conteúdo, por meio de análise categorial. O estudo revelou que, embora a prática pedagógica do AEE já utilize suportes visuais de baixa tecnologia, existe a  necessidade de implementação, visto que o profissional de SRM muitas vezes precisa ser polivalente em sua atuação, o que demanda também, uma formação direcionada para a área do autismo. A partir do estudo, foi construído durante a pesquisa, um E-book contendo uma proposta de sequência didática, utilizando recursos da CAA e estratégias que possibilitarão aos docentes das SRM, ampliarem seus conhecimentos acerca dos sistemas alternativos de comunicação, entendendo que a CAA sendo uma prática com evidência científica, poderá promover maior inclusão e desenvolvimento do vocabulário dos estudantes com TEA, por meio da implementação da prática pedagógica.

Presidente(a) - 7386 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA