Banca de DEFESA: ROSANE FERREIRA MACEDO

DISCENTE: ROSANE FERREIRA MACEDO
DATA: 20/10/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Microsoft Teams

Libras e cultura surda na formação continuada de professores: interação comunicativa para o ensino de estudantes surdos.

educação inclusiva; formação continuada; Língua Brasileira de Sinais; cultura surda.

ÁREA: Educação

Este estudo se insere no âmbito da discussão sobre a Libras e cultura surda na formação continuada de professores: interação comunicativa para o ensino de estudantes surdos, tendo como objetivo geral analisar, a partir de formação continuada em Libras, possibilidades de desenvolvimento de práticas pedagógicas inclusivas a estudantes surdos. Já como específicos iniciamos em: Entender como os professores desenvolvem sua prática pedagógica para o ensino e aprendizagem de estudantes surdos nas escolas regulares; Verificar ações voltadas para a formação continuada em Libras e sobre a cultura surda propostas aos professores que atuam com estudantes surdos; Elaborar caderno pedagógico com informações sobre Libras e cultura surda. Considera-se que a pesquisa ressalta sobre um tema atual no contexto da Educação Inclusiva para educação de surdos. Após o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como segunda língua oficial no Brasil e também com a introdução da Libras nos currículos dos cursos de licenciaturas, percebemos que mudanças são necessárias nas formações iniciais e na formação continuada dos professores que atuam no Ensino Básico, os quais devem ter acesso a elementos que os qualifiquem para o seu desempenho em sala de aula com o estudante surdo. De acordo com as políticas educacionais e os documentos legais que buscam evidenciar uma educação para todos, torna-se necessário desconstruir alguns aspectos equivocados com relação à inclusão do surdo. Para a consolidação dos objetivos deste trabalho, adotamos a pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso. Para coleta dos dados, foi utilizada a análise documental, a composição de momentos de formação continuada e realização de questionários e entrevistas. Nesse cenário, a amostragem foi composta por sete professores que atuam ou já atuaram com o estudante surdo no Ensino Médio. Foi realizado pesquisa com uma técnica da Unidade Regional de Educação de Caxias, com o intuito de coletar informações sobre como ocorre a formação continuada para os professores que atuam na escola inclusiva com estudantes surdos. Como se trata de um estudo de mestrado profissional, assume, como produto final a construção de um caderno pedagógico cuja temática será “Libras e cultura surda na escola: aprendendo com as mãos”, tendo na formação continuada em contexto, promoção de interações entre a vivência na escola e conteúdos sobre Libras. Para a análise de dados, será utilizada a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2016). Os dados coletados apontaram para os desafios que os professores têm em efetivar a inclusão do estudante surdo, como as dificuldades em tornar suas aulas acessíveis, por motivos que vão desde a formação, o pouco contato com a Libras e metodologias adequadas a especificidade linguística do surdo. Através destes encaminhamentosmetodológicos percebemos a importância do fomento a uma política de formação continuada para a  inclusão. Assim, espera-se contribuir com informações para melhorar a interação e práticas pedagógicas aos professores, fomentando situações concretas de ensino que respeitem as particularidades educacionais dos estudantes surdos.

Presidente(a) - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Interno - 807588 - MARCIA RAIKA E SILVA LIMA