Banca de DEFESA: ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA

DISCENTE: ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA
DATA: 19/10/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Microsoft Teams

PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Educação Inclusiva. Educação Infantil. Práticas docentes.

ÁREA: Educação

Este estudo se propôs a discutir sobre as práticas docentes no contexto da inclusão de crianças público-alvo da Educação Especial (PAEE) na Educação Infantil e tem como objetivo analisar as práticas dos docentes da Educação Infantil em relação ao processo de inclusão de crianças PAEE. Optamos pela pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados utilizamos como instrumento a inclusão e práticas pedagógicas inclusivas. Participaram desta pesquisa quatro professoras com experiência na inclusão de crianças PAEE na Educação Infantil de uma escola da Rede Pública Municipal de São Luís – MA. Devido aos protocolos sanitários de distanciamento social, advindos da pandemia da COVID-19, as entrevistas com as professoras foram realizadas pelo Google Meet. Utilizamos o método de Análise de Conteúdo para a análise das entrevistas semiestruturadas, realizadas com as professoras participantes do estudo. Para a fundamentação teórica optamos pelos estudos da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, bem como outros teóricos que estudam acerca da inclusão escolar na perspectiva democrática, humana, emancipadora e plural. Constatamos com a realização do estudo que, apesar dos empecilhos em sala de aula, as professoras participantes têm concepções positivas à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar todas as crianças. Verificamos que mesmo demonstrando a necessidade de mais conhecimentos na área, as docentes criam possibilidades com intervenções individuais e coletivas por meio de atividades adaptadas e flexíveis, brincadeiras e interações com o propósito de incluir a todos, garantindo os mesmos direitos de aprendizagem e desenvolvimento integral. Também evidenciamos que as professoras revelam medo e insegurança em relação ao processo de inclusão do PAEE, sentimentos estes justificados pelo trabalho solitário, desempenhado na sala regular, bem como a falta de apoio de profissionais da Educação Especial, além do déficit dos recursos disponíveis para auxiliá-las em seus trabalhos. Assim, identificamos mediante a análise dos dados da pesquisa carência de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória. Como produto educacional desenvolvemos uma proposta pedagógica visando contribuir para práticas pedagógicas mais inclusivas na Educação Infantil, tendo como ponto de partida a literatura infantil.

Interno - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA