Banca de QUALIFICAÇÃO: TARCISIO WELVIS GOMES DE ARAUJO

DISCENTE: TARCISIO WELVIS GOMES DE ARAUJO
DATA: 31/05/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Teams

“PROFESSOR EU GOSTAR NÃO PORTUGUÊS DIFICIL MUITO”: estudo sobre a prática de ensino da Língua Portuguesa para estudantes Surdos do Ensino Médio de escolas públicas em São Luís – MA

Práticas de ensino. Língua Portuguesa. Surdo. Ensino Colaborativo. DUA.

ÁREA: Educação

Delibera-se como objetivo dessa pesquisa analisar de que forma os professores de escolas públicas do Ensino  Médio, na cidade de São Luís – MA, têm trabalhado em suas práticas de ensino, a disciplina de Língua Portuguesa com seus estudantes Surdos. Desse modo, a fim de compreender essas práticas no contexto de educação inclusiva para Surdos será utilizada uma pesquisa de abordagem Qualitativa, de natureza Aplicada, do tipo Descritiva e Exploratória, sendo lócus da pesquisa uma escola da rede estadual de ensino de São Luís – MA de nível médio, que tenha estudantes Surdos matriculados e, como sujeitos Professores da disciplina de Língua Portuguesa e da Sala de Recusos Multifulcionais da instituição. Os dados serão produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas e observações não-participantes, posteriormente analisados com base na Análise de Conteúdo, o que resultará em um Caderno Pedagógico em formato e-book, com possibilidades de propostas pedagógicas no ensino da Língua Portuguesa, para professores desenvolverem com estudantes Surdos do Ensino Médio, visto que há uma carência de estudos, no Maranhão, que discutem e norteiem as práticas de ensino de professores dessa disciplina. Pode-se vislumbrar com essa pesquisa possíveis reflexões acerca do Projeto Pedagógico da instituição, currículo e das práticas de ensino na disciplina de Língua Portuguesa para o estudante Surdo.

Externo à Instituição - FRANCISCA NEUZA DE ALMEIDA FARIAS - UESPI
Interno - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA