Banca de QUALIFICAÇÃO: JARLISSE NINA BESERRA DA SILVA

DISCENTE: JARLISSE NINA BESERRA DA SILVA
DATA: 27/04/2022
LOCAL: Plataforma virtual

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: uma análise das rotinas pedagógicas frente ao atendimento de crianças que compõem o público-alvo da educação especial

Educação Inclusiva. Rotinas Pedagógicas. Formação Continuada de Professores.

ÁREA: Educação

Este texto de qualificação, apresentado ao Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa Formação de Professores, traz como objetivo geral analisar as rotinas pedagógicas dos professores da UEB Carlos Salomão Chaib, diante do atendimento às crianças público-alvo da educação especial (PAEE), para a elaboração de uma proposta pedagógica inclusiva. Tem como objetivos específicos: Identificar as percepções dos professores sobre educação inclusiva; Problematizar a inclusão na rotina pedagógica dos professores, a fim de estabelecer um espaço de formação continuada; Analisar, com os professores, os documentos que regem a Educação Infantil e a proposta de creches e pré-escolas de tempo Integral na Rede Municipal de São Luís; e Elaborar uma proposta pedagógica, de maneira colaborativa, com orientações didático-metodológicas para melhorias na rotina pedagógica docente, frente à inclusão de alunos PAEE na escola objeto de investigação. As discussões realizadas neste trabalho perpassam três categorias centrais de análise: Educação Inclusiva, Rotinas Pedagógicas e Formação Continuada de Professores. Dentre os referenciais teóricos utilizados na elaboração destas discussões, destacamos Abdalla (2016), Aranha (2001), Barbosa (2000, 2006), Bueno (2008), Foucault (1987,1994), Garcia (2004, 2017), Hargarves (1996), Januzzi (2004), Mendes (2011, 2017), Sassaki (2007), Scavoni (2016), Skliar (2006), Sawaia (2003), Vinão Frago (1996, 1998, 2001), Zerbato e Mendes (2018), dentre outros autores, bem como os documentos que normatizam os processos educativos voltados à crianças que compõem o PAEE. Quanto à metodologia, trata-se uma pesquisa-ação, de abordagem qualitativa, pautada nos Estudos Culturais. O lócus deste estudo é a creche e pré-escola de tempo integral UEB Carlos Salomão Chaib, uma instituição vinculada à Rede Pública Municipal da cidade de São Luís, no Estado do Maranhão. O universo da pesquisa é composto por 5 professoras da educação infantil, que atuam na instituição pesquisada. Para a coleta das informações dessa pesquisa, foram utilizadas entrevistas em grupo focal, no formato de rodas de conversas, bem como registros no diário de campo e documentos oficiais. Para a organização e análise dos dados, utilizamos o método de análise do conteúdo de Bardin (2011). Os resultados parciais apontam que as percepções das professoras sobre Educação Inclusiva revelam similaridades com a proposta de integração. Também foi possível verificar que há desconhecimento sobre aportes teóricos e metodológicos que contribuam com práticas pedagógicas para a Educação Inclusiva e que os desafios encontrados pelas professoras no cotidiano escolar subsidiam uma sensação desafiadora que tem limitado, até o momento, a crença em novas possibilidades de trabalho com as crianças que compõem o PAEE. Apresenta-se, ainda, como resultado parcial das discussões, o esboço inicial do Produto Educacional, elaborado colaborativamente a partir das rodas de conversa com as professoras.

Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS