Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYANE NASCIMENTO FREITAS

DISCENTE: THAYANE NASCIMENTO FREITAS
DATA: 29/04/2022
LOCAL: Plataforma Virtual Teams

O ALUNO SURDO: UM ESTUDO ACERCA DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA INCLUSIVA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Avaliação da aprendizagem. Aluno surdo. Educação Inclusiva. Formação continuada. Produto Educacional.

ÁREA: Educação

Esta pesquisa foi desenvolvida no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva da Universidade Estadual do Maranhão, e teve por objetivo geral analisar a avaliação da aprendizagem para o aluno surdo realizada pelos professores no Ensino Fundamental dos Anos Finais em uma escola estadual da cidade de Teresina-PI. Compreendemos o ato de avaliar como uma prática na atuação do docente, e a compreensão dela merece ser aprofundada, para verificar se esse instrumento está contribuindo ou não para o processo de ensino aprendizagem dos alunos e, nesse estudo, em questão, dos alunos surdos. Tendo como referencial autores como: Alvez (2010); Caldeira (2000); Fernandes (2007); Luckesi (2011); Santos e Paulino (2008); Strobel (2008). A pesquisa em evidência tem uma abordagem qualitativa do tipo exploratória e descritiva, que foi desenvolvida em encontros presenciais e online na escola que os professores lecionam. O universo amostral é constituído por cinco professores do Ensino Fundamental- Anos Finais em uma escola Estadual na cidade de Teresina-PI. Os dados foram gerados através de entrevistas semiestruturada e questionário à luz da Análise de conteúdo de Bardin (2011). Após análise dos dados, construiremos como produto dessa pesquisa, um caderno pedagógico com propostas de avaliação em formato E-book. A análise empírica da pesquisa ainda está em andamento, mas já é possível termos algumas considerações, visto que pela análise do questionário com o quadro de perfil das colaboradoras, é perceptível notar que a falta de formação na área da Educação especial na perspectiva inclusiva, faz com que os professores nem cogitem a ideia de a avaliação da aprendizagem ser um instrumento ou prática capaz de incluir o aluno surdo. Acreditamos que esta pesquisa fomentará ações reflexivas na construção de avaliações inclusivas e coerentes à necessidade do aluno surdo.

Externo à Instituição - DANNYTZA SERRA GOMES - UFC
Presidente(a) - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS