SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Saberes e práticas docentes. Educação Infantil. Educação Inclusiva.
Este estudo tem como objetivo analisar os saberes e as práticas dos docentes da Educação Infantil
em relação ao processo de inclusão de crianças público-alvo da educação especial (PAEE). Estamos
realizando uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Para a coleta
dados utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada, tendo como participantes da
pesquisa professoras de uma escola da educação infantil da Rede Pública Municipal de São
Luís/MA. É importante ressaltar que devido aos protocolos sanitários de distanciamento social,
advindos da pandemia da COVID-19, as entrevistas com as professoras foram realizadas pelo
Google Meet. Desta forma, os dados colhidos foram organizados pelo método de Análise de
Conteúdo. Além disso, a análise, a discussão e a interpretação dos dados foram subsidiadas pela
Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, bem como teóricos que estudam acerca da inclusão escolar
na perspectiva democrática, humana, emancipadora e plural. Os resultados parciais revelam que os
professores participantes da pesquisa têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no
desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todas as
crianças. Entretanto, as professoras relatam medo e insegurança, sentimentos estes justificados pelo
trabalho solitário desempenhado no processo inclusivo na sala regular, e também mencionaram a
falta de apoio de profissionais da educação especial, além do déficit dos recursos. Nesse sentido,
evidenciamos a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos
humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira
satisfatória.