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Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANA PAULA ALMEIDA FERREIRA
DATA: 27/04/2022
HORA: 16:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL



PALAVRAS-CHAVES:

Saberes e práticas docentes. Educação Infantil. Educação Inclusiva.



PÁGINAS: 82
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este estudo tem como objetivo analisar os saberes e as práticas dos docentes da Educação Infantil
em relação ao processo de inclusão de crianças público-alvo da educação especial (PAEE). Estamos
realizando uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Para a coleta
dados utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada, tendo como participantes da
pesquisa professoras de uma escola da educação infantil da Rede Pública Municipal de São
Luís/MA. É importante ressaltar que devido aos protocolos sanitários de distanciamento social,
advindos da pandemia da COVID-19, as entrevistas com as professoras foram realizadas pelo
Google Meet. Desta forma, os dados colhidos foram organizados pelo método de Análise de
Conteúdo. Além disso, a análise, a discussão e a interpretação dos dados foram subsidiadas pela
Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, bem como teóricos que estudam acerca da inclusão escolar
na perspectiva democrática, humana, emancipadora e plural. Os resultados parciais revelam que os
professores participantes da pesquisa têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no
desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todas as
crianças. Entretanto, as professoras relatam medo e insegurança, sentimentos estes justificados pelo
trabalho solitário desempenhado no processo inclusivo na sala regular, e também mencionaram a
falta de apoio de profissionais da educação especial, além do déficit dos recursos. Nesse sentido,
evidenciamos a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos
humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira
satisfatória.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA
Interno - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Externo à Instituição - MARIANA GUELERO DO VALLE - UFMA
Notícia cadastrada em: 18/04/2022 10:09
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