Banca de QUALIFICAÇÃO: ROSANE FERREIRA MACEDO

DISCENTE: ROSANE FERREIRA MACEDO
DATA: 28/04/2022
LOCAL: Plataforma virtual

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: DESAFIOS E POSSIBILIDADES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E CULTURA SURDA PARA A ESCOLA INCLUSIVA

Educação inclusiva. Formação continuada. Língua Brasileira de Sinais.

ÁREA: Educação

Este estudo se insere no âmbito da discussão sobre a “Formação Continuada de Professores: desafios e possibilidades da Libras e Cultura Surda para a escola inclusiva”, e tem como objetivo.: a)descrever o perfil formativo do professor que atua com aluno surdo; Já como específicos, a) Identificar as dificuldades dos professores em relação ao desenvolvimento de ações  pedagógicas voltadas aos alunos surdos, b) mapear estratégias e conteúdo para formação continuada em Libras e cultura surda  para professores na atuação com alunos surdos,c) desenvolver ações voltadas para formação continuada em Libras e sobre a cultura surda          aos professores de alunos surdos.Considera-se que está pesquisa  ressalta sobre um tema atual no contexto da Educação Inclusiva para educação de surdos, após o reconhecimento da Língua  Brasileira de Sinais como segunda língua oficial no Brasil e também com a introdução da Libras nos currículos dos cursos de licenciatura, percebemos que mudanças são necessárias nas formações iniciais como também na formação continuada dos professores que atuam no Ensino Básico, os quais devem ter acesso a elementos que os qualifique para o seu desempenho em sala de aula com aluno surdo.De acordo com as políticas educacionais e os documentos legais que buscam evidenciar uma educação para todos, torna-se necessário  descontruir alguns aspectos equivocados com relação a inclusão do aluno surdo. Para a consolidação dos objetivos deste trabalho, adotamos a pesquisa de abordagem qualitativa, por meio de estudo de caso. O estudo conta com as contribuições teóricas Guarinello(2007), Gatti(2009) , Giroto(20015) Gesser(2009,2012), Quadros(2004,2007,2019) Lacerda(2021,200), Mantoan(2007,2009), Nóvoa(1995), Schubert(2019),Sá(2019), dentre outros que subsidiarão o desenvolvimento da pesquisa.  Para coleta dos dados, será utilizado a análise documental, a composição de momentos de formação continuada e realização de questionários e entrevistas. Nesse cenário, a amostragem será composta  por sete professores que atuam com o estudante surdo no Ensino Médio. Em outro momento será realizado pesquisa com uma técnica da Unidade Regional de Educação de Caxias,com intuito de coletar informações  sobre como ocorre a formação continuada para os professores que atuam na escola inclusiva com estudantes surdos . Como se trata de um estudo de mestrado profissional, assume, como produto final, a sistematização de uma proposta de formação continuada  através de oficinas em contexto, que resultará em um caderno pedagógico cuja temática será “Libras e cultura surda na escola”,tendo na formação continuada em contexto, promoção de interações entre a  vivência na escola e conteúdos sobre Libras, cultura surda e  a literatura educacional. Para a análise de dados, será utilizada a análise de conteúdo baseada na perspectiva de Bardin (2016). Os resultados parciais sobre o perfil profissional dos professores evidenciam ausência de  formações em relação a conhecimentos sobre a Libras e cultura surda. Assim, espera-se construir uma análise estrutural e organizacional da formação continuada dos professores para atuação com alunos surdos, com o intuito de contribuir com melhor interação e práticas pedagógicas aos professores, fomentando situações concretas de ensino que respeitem as particularidades educacionais dos alunos surdos.

Presidente(a) - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Interno - 807588 - MARCIA RAIKA E SILVA LIMA