Banca de QUALIFICAÇÃO: IZETH NASCIMENTO BARROS

DISCENTE: IZETH NASCIMENTO BARROS
DATA: 26/04/2022
LOCAL: Plataforma virtual

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E O USO DAS TDIC NA EDUCAÇÃO BÁSICA: desafios para garantir a aprendizagem durante a pandemia do Coronavírus (Covid-19)

Pandemia. Covid-19. Educação Inclusiva. TDIC assistivas. Prática Pedagógica.

ÁREA: Educação

Com a pandemia do Novo Coronavírus da Covid-19 foram estabelecidas várias medidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conter a proliferação do novo coronavírus, dentre essas medidas estava o fechamento das escolas, fazendo com essas instituições de ensino buscasse através do uso das tecnologias se adequarem ao novo formato de aulas remotas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa é analisar como as escolas públicas da Educação Básica do município Grajaú - MA estão inserindo as TDIC no processo de ensino-aprendizagem de modo a fomentar a inclusão dos estudantes com deficiência durante a pandemia da Covid-19. Nessa direção, conta-se com as concepções teóricas de Sancho (2006), Matoan (2000), Moran (2015), Quintella (2018), buscando acentuar reflexões sobre as implicações pedagógicas e sociais de recursos das tecnologias digitais e assistivas. A pesquisa qualitativa de natureza exploratória partirá de uma pesquisa de campo e terá como participantes professores. A coleta dos dados contará com entrevista semiestruturada. Como resultado espera-se construir material pedagógico digital em formato de e-book sobre as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) na Educação Inclusiva visando auxiliar os professores na busca de novas estratégias pedagógicas voltadas para uma educação inclusiva utilizando-se das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem de alunos com deficiência.

Externo à Instituição - ALMIR SOUZA E SILVA NETO - IFMA
Interno - 6922 - ANTONIO ROBERTO COELHO SERRA