Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIOLA CADETE SILVA

DISCENTE: FABIOLA CADETE SILVA
DATA: 26/04/2022
LOCAL: Plataforma virtual

Recursos de CAA para mediar o processo de alfabetização de alunos com autismo

Autismo. Alfabetização. Recursos de CAA.

ÁREA: Educação

Entendendo a linguagem oral como um continuum da linguagem escrita, é plausível compreender que as limitações presentes na comunicação incidem em barreiras que costumam ser vista como entraves no processo de  alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Por se tratar de uma disfunção que afeta, principalmente, a área da interação e comunicação social , faz-se necessário  que a escola responda à altura, dispondo meios acessíveis que ampliem as habilidades comunicativas e facilitem a alfabetização enquanto elemento de base na construção dos conhecimentos. Acreditando , portanto, que a Tecnologia Assistiva e, mais especificamente, os Recursos de CAA podem ser importantes aliados nessa proposta, pretende-se, por meio deste projeto,  analisar as implicações dos Recursos de CAA no processo de alfabetização de alunos com autismo. Para tanto, tenciona-se uma pesquisa descritiva de natureza aplicada com abordagem qualitativa. Elege-se, como lócus de atuação, três escolas da rede pública municipal de Pedro do Rosário/MA e seus respectivos professores, sendo: três da sala comum e  três da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atendam em suas turmas alunos com TEA. As ideias de Sartoretto; Bersch (2010), Nunes;Walter (2016), Serra (2018), Vygotsky(2010), Soares (2020) e Mendes(2010), fundamentarão as discussões pretendidas, possibilitando a  correlação entre suas perspectivas e as situações presenciadas mediante a análise dos fenômenos.

Externo à Instituição - ALMIR SOUZA E SILVA NETO - IFMA
Presidente(a) - 6922 - ANTONIO ROBERTO COELHO SERRA