Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: ADELIS CARVALHO AZEVEDO ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ADELIS CARVALHO AZEVEDO ARAUJO
DATA: 26/04/2022
HORA: 18:00
LOCAL: Plataforma virtual
TÍTULO:

ENSINO DA CARTOGRAFIA: LIMITES E POSSIBILIDADES PARA A PRÁTICA DOCENTE JUNTO AOS ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)



PALAVRAS-CHAVES:

Cartografia. Transtorno do Espectro Autista. Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. Tecnologia Assistiva.



PÁGINAS: 55
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta pesquisa tem como foco a prática docente dos professores de Geografia dos anos finais do ensino fundamental diante dos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Durante o processo de sistematização do conhecimento que acontece na sala de aula, é comum que os professores de Geografia encontrem barreiras para a promoção desse conhecimento a todos os educandos devido as diversidades existentes entre os mesmos. Em razão disso, propõe-se contribuir com os estudos da área, elaborando um Guia Didático em formato digital com estratégias que subsidiem professores de alunos com autismo para uma melhor compreensão dos mapas enquanto representação cartográfica. Define-se como problema de investigação responder: Quais os limites e possibilidades na utilização de representações cartográficas por professores de Geografia junto aos estudantes com TEA? Como hipótese central para a pesquisa, pressupomos que os professores de Geografia dos anos finais do Ensino Fundamental encontram dificuldades para promover uma aula inclusiva adaptável de acordo com a série e com o nível do autismo dos estudantes. Como objetivo geral, definimos: compreender os limites e possibilidades na utilização de representações cartográficas junto aos estudantes com TEA no ensino fundamental da cidade de Floriano (PI). Trata-se de uma pesquisa predominantemente qualitativa, descritiva e estudo de caso, cuja coleta de dados será feita a partir de entrevistas, observação e documentos.Nesse horizonte, a pesquisa é de extrema relevância, na medida em que possibilitará reflexões no campo da Geografia Escolar, na perspectiva da Educação Inclusiva em especial para os professores de estudantes com TEA.  



MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALMIR SOUZA E SILVA NETO - IFMA
Presidente(a) - 6922 - ANTONIO ROBERTO COELHO SERRA
Interno - 5937 - JOÃO AUGUSTO RAMOS E SILVA
Notícia cadastrada em: 07/04/2022 14:30
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1