SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO DA INCLUSÃO DE CRIANÇAS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Saberes e práticas docentes. Educação Infantil. Educação Inclusiva.
Este estudo tem como objetivo primário analisar os saberes e as práticas dos docentes da Educação Infantil em relação ao processo de inclusão de crianças público-alvo da educação especial (PAEE). Realizamos uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo com abordagem qualitativa. Para a coleta dados utilizamos como instrumento a entrevista semiestruturada, tendo como participantes da pesquisa professoras de uma escola da educação infantil da Rede Pública Municipal de São Luís/MA. É importante ressaltar que devido aos protocolos sanitários de distanciamento social causado pela Pandemia da COVID-19, as entrevistas com as professoras foram realizadas pelo Google Meet. Desta forma, os dados colhidos foram organizados pelo método de Análise de Conteúdo. Além disso, a análise, a discussão e a interpretação dos dados foram subsidiadas pela Pedagogia Libertadora de Paulo Freire, bem como teóricos que estudam acerca da inclusão escolar na perspectiva democrática, humana, emancipadora e plural. Os resultados parciais revelam que os professores participantes da pesquisa têm concepções favoráveis à inclusão e empenham-se no desenvolvimento de práticas pedagógicas diversificadas com o propósito de contemplar a todas as crianças. Entretanto, as professoras relatam medo e insegurança, sentimentos estes justificados pelo trabalho solitário desempenhado no processo inclusivo na sala regular, e também mencionaram a falta de apoio de profissionais da educação especial, além do déficit dos recursos. Nesse sentido, evidenciamos a necessidade de formação continuada na área, apoio da equipe escolar, recursos humanos e materiais para que o processo educativo de inclusão escolar ocorra de maneira satisfatória.