Banca de QUALIFICAÇÃO: MARITÂNIA DOS SANTOS PADILHA

DISCENTE: MARITÂNIA DOS SANTOS PADILHA
DATA: 27/04/2022
LOCAL: Plataforma virtual

As práticas pedagógicas na alfabetização de surdos nas séries finais da Educação Básica.

Alfabetização. Libras. Surdo. Diversidade linguística.

ÁREA: Educação

Este estudo tem por objetivo analisar as práticas pedagógicas voltadas ao processo de alfabetização de surdos nas séries finais da educação básica para elaboração de uma proposta pedagógica inclusiva, além de compreender os elementos responsáveis pela alta taxa de analfabetismo de alunos surdos no ensino médio. Compreendendo que a escola deve promover a alfabetização desse público, a presente pesquisa visa responder ao seguinte questionamento: como tem sido realizado o processo de alfabetização de alunos surdos nas séries finais da educação básica? No que se refere à metodologia utilizada, este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa-ação qualitativa, por pretender desenvolver uma pesquisa que vise, não somente quantificar dados, mas buscar compreender os aspectos e sujeitos envolvidos, intervindo no processo com o intuito de contribuir para o seu aperfeiçoamento. A análise dos dados da pesquisa está pautada na perspectiva dialógica e discursiva do ensino e da linguagem, em Bakhtin (1997) e Freire (1987). Refletimos acerca das questões voltadas à política para a educação de surdos e sua inclusão no processo educativo, tendo como referências as pesquisas de Mazzota (2005), Dorziat (2009), Sardagna (2007), Lopes (2014), Quadros (2000) e outros. Diante dos dados até então obtidos, podemos constatar que há uma carência formativa por parte dos profissionais atuantes na escolarização de surdos, o que gera, automaticamente, uma deficiência no ensino e aprendizagem desse público.

Interno - 6521 - IVONE DAS DORES DE JESUS
Presidente(a) - 7336 - JACKSON RONIE SA DA SILVA