Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: PETRONILHA MORAIS MOREIRA PEREIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: PETRONILHA MORAIS MOREIRA PEREIRA
DATA: 26/04/2022
HORA: 15:15
LOCAL: Plataforma Virtual do Teams
TÍTULO:

O uso da Comunicação Aumentativa e Alternativa no desenvolvimento do vocabulário de crianças pré-escolares com autismo


PALAVRAS-CHAVES:

Comunicação alternativa; Vocabulário; TEA.


PÁGINAS: 70
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nesta pesquisa, pretendeu-se estudar o desenvolvimento da habilidade precursora da alfabetização, vocabulário, em alunos com Transtorno do Espectro Autista - TEA na etapa pré-escolar da educação infantil na Rede Pública Municipal de São Luís - MA. Para tanto, apresenta-se a Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), categoria da Tecnologia Assistiva (TA), sendo esta sub-ramo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TDIC), como ferramenta didático-pedagógica para auxiliar o desenvolvimento educativo desses estudantes. Objetivou-se, então, investigar como o uso da CAA influencia na formação do vocabulário de crianças com autismo em etapa pré-escolar. Nessa perspectiva, quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa aplicada descritiva e exploratória, a partir de uma abordagem de natureza qualitativa, a ser realizada por meio de observação e aplicação de entrevistas semiestruturadas com professor da sala de recursos de uma escola da rede municipal de São Luís – MA, acerca das estratégias e práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento de vocabulário em crianças pré-escolares que se encontram no espectro autista.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 7386 - ILKA MÁRCIA RIBEIRO DE SOUZA SERRA
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA
Interno - 807588 - MARCIA RAIKA E SILVA LIMA
Notícia cadastrada em: 06/04/2022 09:44
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1