Notícias

Banca de DEFESA: JANAINA TÂMARA RABELO DA ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAINA TÂMARA RABELO DA ROCHA
DATA: 29/12/2023
HORA: 15:00
LOCAL: A defesa será realizada de forma remota
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SABERES DA DOCÊNCIA NO CANAL EDUCAÇÃO-PI


PALAVRAS-CHAVES:

Formação de professores; Saberes docentes; Canal Educação-PI.

 


PÁGINAS: 120
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A pesquisa traz elementos para discussão sobre o processo de formação de professores e os saberes docentes necessários à prática pedagógica do professor. A questão norteadora está voltada para como se dá a formação de professores e quais saberes docentes são mobilizados para efetivação do processo ensino aprendizagem no Canal Educação-PI. Para tanto, traçamos com objetivo geral analisar a relação da formação de professores e os saberes da docência mobilizados para efetivação do processo de ensino e aprendizagem. Definimos como objetivos específicos: a) identificar nos documentos norteadores do trabalho educativo do Canal Educação– PI as concepções, os objetivos e ações voltadas para a formação de professores; b) mapear as práticas pedagógicas que contribuem ou impedem a promoção do ensino e da aprendizagem no Canal Educação - PI; c) Compreender a concepção de formação de professores e os saberes mobilizados no processo de ensino e da aprendizagem; d) propor a construção colaborativa do Caderno de orientações sobre os saberes da docência no Canal Educação-PI. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e seu percurso metodológico tem apoio teórico em autores como Gil (2002), Goldenberg (2004), Minayo (2007), Marconi e Lakatos (2005), Bardin (1979). Os participantes da pesquisa são os professores de estúdio do Canal Educação-PI. As concepções de formação de professores e os saberes docentes apresentados tem suporte teórico nos estudos de autores como Freire (1996), Pimenta (2005), Gauthier (1998), Imbernón (2011), Nóvoa (2019, 2022) Tardif (2002) Shulman (1986) entre outros. Foram analisados documentos oficiais do Canal Educação-PI, como a Proposta Pedagógica (2012) e o Plano Estratégico da Educação com Mediação Tecnológica do Piauí (2019). Nos resultados discutimos as concepções sobre o processo de formação de professores como sendo o momento de construção e aquisição dos saberes docentes necessários para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Quanto aos saberes, os participantes reconhecem que são adquiridos durante os processos de formação inicial, formação continuada e na prática cotidiana de ser professor. Concluímos que, embora, os momentos de formação tenham como objetivo a aquisição e a construção de saberes necessários à prática docente, ainda há uma lacuna quanto ao domínio dos diversos saberes que devem ser mobilizados pelos professores durante o seu trabalho pedagógico, mas que é possível desenvolvê-los dentro do percurso de formação continuada tendo como base a reflexão crítica da própria prática e da sua convivência com os seus pares de profissão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO BATISTA BOTTENTUIT JUNIOR - UFMA
Presidente(a) - 866138 - NADJA FONSECA DA SILVA
Interno - 867436 - SANNYA FERNANDA NUNES RODRIGUES
Notícia cadastrada em: 19/12/2023 09:59
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1