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ANA LUIZA DOS ANJOS ARAÚJO VALE
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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E AS POSSIBILIDADES DE ELABORAÇÃO COLETIVA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DO MARANHÃO
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Data: 03/06/2022
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A presente pesquisa, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, (PPGE/UEMA) na linha de gestão educacional e escolar, objetiva analisar a relação do Projeto Político Pedagógico (PPP) com a formação dos profissionais da educação e comunidade escolar em uma escola da rede pública estadual do Maranhão, a partir da construção, utilização e avaliação de um repositório de orientações, que consistirá como produto da pesquisa. Desse modo, o estudo possibilitará reflexões sobre os debates que permeiam o PPP na gestão educacional e escolar, e sobre o seu alcance na formação dos profissionais da educação e
comunidade escolar. Nesse escopo, se utiliza da abordagem qualitativa de pesquisa, configurando- a por meio de uma pesquisa participante desenvolvida em cinco etapas, em que pretendem atender
aos objetivos do estudo, contando com a participação de representantes da comunidade da escola pública estadual em questão, que se organizaram em: vivência na escola com observações participantes; aplicação de entrevistas e questionários semiestruturados; análise de conteúdo; construção do repositório de orientações; e, por fim, utilização e avaliação do repositório. A investigação se desenvolve com a construção do estado de conhecimento, e que se fundamenta em autores como: Veiga (2013); Padilha (2017); Vasconcellos (2019); Libâneo (2002, 2004, 2006, 2018), Luck (2000, 2011, 2013), dentre outros. O texto apresenta sete seções destinadas à apresentação das intencionalidades da pesquisa, iniciada com introdução e finalizada com as considerações finais, bem como os caminhos metodológicos adotados, que resultam na apresentação e análise dos dados empíricos em Produto Técnico Tecnológico com orientações e referências para os processos de PPPs. A construção das categorias de análise, a partir da interlocução do trabalho empírico e do referencial teórico que fundamentou a pesquisa, permitiu não só indicar a existência da relação entre PPP e formação, como também afirmar, para o espaço da escola pública, a possibilidade de construção do PPP. Também sugere que os participantes aprofundem a compreensão das, ainda complexas, relações entre organização escolar e mecanismos de participação, a partir das práticas realizadas diariamente, como a disposição do trabalho coletivo que, construído, possibilita a elaboração de propostas coletivas, a exemplo do PPP. Quanto ao repositório, produto da pesquisa, se configurou como um instrumento coletivo, em que contribui para descentralização de poder na escola e se constitui em uma oportunidade para discussões acerca das dimensões formativas no contexto educacional. Logo, a escassez de produções científico-acadêmicas acerca da relação entre processos do PPP na gestão escolar, e, formação para a comunidade escolar nos sistemas de ensino, ratificam a relevância desta pesquisa em suas dimensões política, social, pedagógica e acadêmica.
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ANA REGINA DE ARAUJO FERREIRA ALMEIDA
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O LUGAR DO AFETO NA GESTÃO ESCOLAR: Um estudo sobre a interface entre afetividade, aprendizagem e gestão.
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Data: 05/07/2022
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Este trabalho de dissertação foi elaborado no programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão, intitulado O Lugar do Afeto na Gestão Escolar: Um Estudo Sobre a Interface Entre Afetividade, Aprendizagem e Gestão. Trata-se de uma abordagem reflexiva sobre a interação social e as relações de afeto que acontecem na escola sob a perspectiva da gestão escolar, repensando assim, a concepção predominante de gestão escolar administrativa desassociada dos aspectos emocionais. Tem como principal objetivo discutir a importância do afeto na gestão escolar como ferramenta na melhoria das relações humanas no ambiente escolar bem como no processo de ensino aprendizagem. A pesquisa tem como campo empírico duas escolas do Polo 3 da Unidade Regional de Educação em São Luís da Rede Estadual de Ensino SEDUC Maranhão. Para o desenvolvimento deste trabalho, o método que emprestou as lentes para fazer as diversas leituras para entender história e contradição relacionadas ao tema, foi o Histórico-Dialético. A pesquisa segundo os objetivos é do tipo Descritiva (GIL, 2000). Segundo o método de coleta de dados, é de Levantamento. Quanto à relação pesquisador/participante, é Qualitativa e utiliza os procedimentos de análise de conteúdos nessa perspectiva. Como instrumentos de coletas de dados, utiliza entrevista, questionário, formulários e observação. A entrevista semiestruturada foi realizada nas duas modalidades online e presencial nas escolas selecionadas. A contextualização teórica está fundamentada na contribuição dos seguintes autores: Wallon (1986), Vygotsky (1984), Paro (2012,2015,2018), Luck (2004,2007,2008,2009) Freire (1987) e de outros que contemplam suas falas. Apresenta como resultado a constatação das contribuições do afeto na prática da gestão escolar como ferramenta de apoio na busca de um ambiente escolar equitativo e propício ao desenvolvimento das relações humanas e da aprendizagem. Conclui que apesar do reconhecimento da afetividade como fator decisivo para as relações educacionais em todos os campos, há necessidade de ampliar as discussões referentes à temática para que seja desenvolvido uma prática que desça do nível da informação para a aplicação no ambiente educacional.
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CARLA DANIELE SOUZA CHAGAS
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O PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA PÚBLICA: implicações para a melhoria da qualidade da educação na rede pública municipal de ensino de São Luís/MA
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Data: 09/09/2022
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Este estudo teve como objetivo analisar o papel do gestor escolar no âmbito das ações
realizadas na escola, buscando apreender possíveis contribuições para a melhoria da
qualidade da educação na rede pública municipal de São Luís – MA. A análise levou
em conta os princípios da gestão democrática, definidos na Constituição de 1988 e na
LDBEN 9.394/96. O campo analítico e discursivo considerou o contexto histórico da
gestão educacional e escolar, mas com destaque para o recorte temporal, a partir dos
anos 1990, momento inicial de importantes reformas na educação brasileira,
impulsionadas pela Reforma do Estado e pela atual LDBEN. Com a ampliação do
atendimento educativo, em consonância com os princípios da gestão democrática, a
partir de então, o papel do gestor escolar se amplia e passa a figurar associado à
qualidade da educação que se realiza na escola. A compreensão e a análise do
fenômeno contou com o aporte teórico-conceitural de Albuquerque (2013); Bezerra
(2009); Ferreira (2011); Fonseca e Oliveira (2011); Lück (2010); Paro (2002, 2005,
2009, 2011); entre outros. A pesquisa enquadra-se na abordagem qualitativa
(BOGDAN e BIKLEN, 1994), e adotou como procedimentos de investigação, análise
documental, entrevistas semiestruturadas e observação do campo empírico. Contou
com a participação de dois gestores escolares e nove professores de duas escolas
pertencentes à rede de ensino pública municipal de São Luís. O estudo buscou
responder à seguinte questão: o trabalho do gestor escolar, no âmbito das ações
realizadas na escola, contribui para a melhoria da qualidade da educação escolar na
rede pública municipal de São Luís/MA? Entre as principais evidências, destacamos:
a escolha dos gestores das escolas pesquisadas dá-se por indicação política,
contrariando o que propugna a Meta 19 do PNE e do PME do município de São Luís;
a organização da gestão escolar e o trabalho do gestor são realizadas por práticas
centralizadoras e, em alguma medida, autoritárias. Embora os gestores e professores
entrevistados tenham demonstrado certo entendimento sobre gestão democrática,
não garantem espaços participativos para discutir e tomar decisões sobre questões
que incidem sobre o trabalho administrativo e, principalmente, o pedagógico. Por fim,
os resultados alcançados por este estudo não permitem afirmar sobre contribuições
do trabalho dos gestores das escolas pesquisadas, para a qualidade da educação,
tendo em conta, além das evidências já apontadas, os resultados do IDEB auferido
pelas escolas face às Metas projetadas pelo MEC, embora reconhecendo que outros
fatores como o trabalho docente, estrutura e instalações, além de recursos materiais
e humanos precisem ser levados em conta no atendimento educativo, com vistas à
qualidade da educação. Como contribuição deste estudo, e atendendo à modalidade
da presente Dissertação, propomos, como Produto Técnico Tecnológico, um c
Pedagógico para Gestores Escolares, com o objetivo de subsidiar o trabalho do gestor
escolar, levando em conta o papel que desempenha, bem como os fundamentos
teórico-práticos e críticos da gestão democrática, com vistas à garantia de uma
educação de qualidade social voltada à formação integral dos estudantes.
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CHARLE FERREIRA PAZ
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FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE ENSINO FUNDAMENTAL: um olhar sobre suas vivências didáticas em duas escolas da rede municipal de Altos – PI
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Data: 30/07/2022
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Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições da formação inicial docente para a prática pedagógica do professor no contexto de sala de aula, face às transformações sociais que provocaram novas demandas nos processos de ensino e aprendizagem a partir da década de 90. A questão problema que orientou o desenvolvimento desse trabalho foi: A formação inicial do professor de ensino fundamental tem contribuído no contexto da sociedade contemporânea para além de uma dimensão instrumental da profissão, provocando mudanças significativas nas práticas docentes? Nesse entendimento, a formação inicial do futuro professor deve estabelecer um dialógico entre a base teórica do curso de licenciatura com a realidade do cotidiano escolar, possibilitando a compreensão do papel do professor como mediador de uma educação emancipatória. Buscamos refletir criticamente sobre a relação entre teoria e prática na formação inicial docente, por meio da análise das políticas de formação inicial docente a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN de 1996, com apoio em estudiosos da área da Educação, como Saviani, Duarte, Freitas, Freire, Gatti, que concebem a educação numa dimensão crítica, por conseguinte, na formação de professores, sem prescindir de outros estudiosos que, oferecem subsídios para a compreensão do processo formativo, como Alarcão, Libâneo, Tardif, entre outros. A pesquisa é de natureza qualitativa, pelo seu objeto de viés humano, portanto, social e de abordagem descritiva. Como instrumentos para a coleta dos dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e o memorial de formação, com 8 professores que atuam no ensino fundamental 1º ao 3º ano de 2 escolas da Rede Pública Municipal de Altos – PI. A organização e análise dos dados foram baseadas numa perspectiva crítica. Os dados foram agrupados em 2 grandes categorias de analise: Formação Inicial Docente e Prática Pedagógica. Os resultados da pesquisa apontam que os professores compreendem a importância da relação entre teoria e prática na formação inicial, contudo, essa relação configurou-se como um desafio nos cursos de licenciatura em que se graduaram, afetando o desenvolvimento de uma prática pedagógica transformadora da realidade social dos educandos. Como Produto Técnico Tecnológico foi desenvolvido um curso de formação em um ambiente virtual de aprendizagem, plataforma campusonline do Instituto Federal do Piauí – IFPI, visando possibilitar uma reflexão sobre a formação docente e os desafios da prática de sala de aula. Conclui-se que o diálogo entre a universidade e a escola ainda se dá de forma fragilizada, considerando que sendo a educação uma prática social, é preciso refletir sobre o processo de formação inicial do professor dada as novas demandas sociais que tornam o campo educacional permeado de incertezas e desafios.
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DANIEL BERGUE PINHEIRO CONCEIÇÃO
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O (NÃO) LUGAR DO(A) NEGRO(A) E A EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL COMO PRÁTICA DA LIBERDADE: uma análise sobre os impactos da Lei n.o 10.639/2003, no espaço escolar em São Luís/MA
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Data: 15/09/2022
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A inserção dos conteúdos pertencentes à história e cultura da população negra, afrodescendente e africana, é, sem dúvida, um processo que vem sendo discutido há muito tempo pelos movimentos negros\as e diligentes das relações raciais e educacionais no Brasil. A articulação da população negra, a partir de muita luta e resistência, fez com que medidas fossem tomadas por parte do Estado para reverter um quadro de desigualdades que recaíam e ainda recaem sobre os grupos étnicos raciais, no caso deste estudo, a população negra. A Lei Federal no 10.639/2003 é
uma medida que determina a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro- brasileira e Africana nos espaços educacionais formais de ensino das instituições
pública e particular em todo território brasileiro. Nessa direção, foi aprovado, pelo Conselho Nacional de Educação em 2004, o Parecer CNE/CP 03/2004 e a Resolução CNE/CP 01/2004 que estabelecem e regulamentam as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Em face do exposto, determinamos nessa dissertação investigar se a gestão educacional desenvolve um
trabalho curricular que contemple os conteúdos sobre a história e cultura Afro- brasileira e Africana, em observância à efetivação da supracitada Lei, que objetiva a
execução de uma proposta voltada para a diversidade étnico racial no espaço escolar. O aporte teórico está fundamentado em extensa revisão de literatura com autores\as que estão aliançados\as com a temática racial e corroboram para uma educação antirracista e libertadora. A abordagem metodológica é qualitativa alinhada à pesquisa bibliográfica e documental e as técnicas de pesquisa foram entrevistas semiestruturadas aplicadas com (02) duas gestoras e (04) quatro professores\as de uma escola pública estadual de nível médio localizada no Bairro Liberdade em São Luís – MA. Os resultados obtidos, apresentados e analisados estão separados em 11 (onze) unidades temáticas e revelaram um processo de inclusão na escola da temática racial, em particular relacionada à população negra, verificamos que os\as professores\as entendem a importância da Lei e observamos que práticas são desenvolvidas para a superação do racismo e do preconceito racial.
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EMÍLIA LUENNA PALHANO GALVÃO
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ENSINO DE SOCIOLOGIA: repensando práticas pedagógicas a partir da Lei da Reforma do Ensino Médio e da LDB n. 9.394/96
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Data: 12/09/2022
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Considerando a Lei 13.415/17 que trata da implementação da nova organização curricular do ensino médio, analisamos os reflexos de um currículo estruturado em cinco Itinerários Formativos e na Base Nacional Curricular Comum. Nos dispomos a identificar as estratégias teórico-metodológicas do ensino de Sociologia inerentes às vigentes demandas educacionais, de modo a compreender a correlação entre o ensino de Sociologia e a formação humana do discente, buscando a valorização das suas características sociais e culturais. Santos (2004) fortaleceu a contextualização histórica acerca dos conhecimentos sociológicos. Nossa sustentação metodológica está na pesquisa qualitativa com um atravessamento nos Estudos Culturais, respaldados pela perspectiva pós-estruturalista presente em Louro (2007), Moreira (1994; 1995; 2001), Moreira e Silva (1994; 2018), Silva (1994; 2010). A contraposição à uma educação normalizadora e fortalecimento da escola dentro das pedagogias culturais foram abraçados nas teorias de Miskolci (2012), Berticelli (2001) e Lopes e Macedo (2011). Minayo (2009) e Sá- Silva (2019), trouxeram a fundamentação de uma pesquisa social, que a acolheu a pesquisa documental enquanto método de procedimento. Vivenciamos um momento austero, a legislação para Novo Ensino Médio tem pregado a máxima de encaminhar o aluno para o mercado e para o mundo do trabalho, seguindo as ordens e os cursos do capital. Infelizmente, a formação humana tem sido dispensada na conclusão do ciclo básico, se indispondo a realizar de fato, a formação integral desse sujeito. As idas e vindas da disciplina às salas de aulas, têm trazido inúmeros desafios para as Ciências Sociais. As relações de poder constituem o processo da Reforma como um todo, e estão impressas nas interligações entre o contexto sócio-histórico e suas reproduções na esfera econômica. As discussões aqui desenvolvidas intensificaram a construção de uma proposta pedagógica voltada para os Centro de Ensino Educa Mais, instituições educacionais estaduais em São Luís (MA), que perpassam por esse momento de integralização do ensino. Estimamos ascender a importância da Sociologia no ambiente escolar e na dimensão da formação humana, permitindo ao professor de Sociologia criar espaços para resistir contra o apagamento da disciplina na parte diversificada do currículo, embora ainda esteja diante das amarras arbitrárias conferidas ao cenário educativo na atual trama brasileira.
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FRANCISCO ROMARIO CUNHA DE ARAUJO
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Formação continuada do gestor escolar da rede municipal de educação de Codó: proposição de um site educacional.
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Data: 01/07/2022
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A dissertação versa sobre a formação continuada do gestor escolar da rede municipal de educação de Codó. Aborda uma temática atual e pertinente ao contexto social e local, a partir de uma pesquisa exploratória e de intervenção, utilizando como instrumento um questionário de coleta de dados aplicado com gestores escolares do Município de Codó, localizado no Maranhão. Buscou-se analisar a realidade dos gestores através do questionário aplicado, e a partir dos dados encontrados, produzir um site de formação continuada, como produto técnico e tecnológico da pesquisa. Utilizou-se a pesquisa aplicada do tipo pesquisa-ação para a intervenção na realidade em referência e da abordagem qualitativa, na medida em que trabalha com valores, crenças e aspectos não quantificáveis. A pesquisa finalizada foi dividida em cinco etapas, sendo elas: 1) revisão de literatura sobre a temática em questão; 2) Aplicação do questionário 3) criação do site; 4) disponibilização na internet; 5) análise do site por meio de comparação com outros, com a finalidade de se verificar semelhanças e explicar divergências. Selecionou-se referenciais teóricos na área de tecnologias e gestão escolar para dialogar com as informações dos sujeitos da pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi pautada nas seguintes temáticas que atravessam o tema: Formação Continuada de Professores no Brasil; A gestão escolar no Brasil; a pandemia e as tecnologias digitais de informação e comunicação-TDICs. A pesquisa emprega como instrumentos para coleta de dados a aplicação de questionário com oito gestores escolares da Secretaria Municipal de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação de Codó. Fez uso da Análise de Conteúdo de Bardin como técnica de interpretação e análise das falas do gestor nos diferentes momentos da pesquisa. Quanto ao site, a home page foi desenvolvida por meio de ferramentas de programação que permitem recursos na web colaborativos e interativos. Com o estudo foi possível apontar que a partir da pesquisa foi desenvolvido o site gestaoescolarcodo.com.br para a formação continuada dos sujeitos da pesquisa, com a possibilidade de fomentar um ambiente de formação continuada sobre as tecnologias digitais de informação e comunicação. Com base na decorrência do estudo, torna-se relevante a realização de novos estudos, capazes de aprofundar os conhecimentos acerca da gestão e tecnologias, tendo em vista as diferentes possibilidades de ação de um site na aprendizagem e posteriormente customização deste, aprimorando os seus conteúdos e ferramentas de programação. Os resultados indicam que os participantes da pesquisa consideram o site agradável e seu conteúdo satisfatório para a gestão escolar de Codó-MA.
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GARDENIA SALAZAR RODRIGUES DA SILVA
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A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE CODÓ/MA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE 2014 – 2024)
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Data: 16/09/2022
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A pesquisa tem por finalidade analisar como tem se configurado o processo de democratização da gestão escolar no contexto das escolas de Ensino Médio da Rede Pública Estadual da cidade de Codó, Maranhão, a partir do Plano Nacional da Educação (PNE, 2014 – 2024. O PNE, aprovado por meio da Lei n.º 13.005, de 25 de junho de 2014, preconiza a participação da sociedade como princípio indispensável para a consecução dos propósitos educativos da escola pública brasileira. Para isso, analisa-se a trajetória política e histórica do planejamento educacional brasileiro por meio dos PNE, investigando as concepções e como vêm ocorrendo os processos de democratização da gestão educacional na escola pública brasileira, quais indicativos e/ou processos de gestão escolar democrática se apresentam nas escolas públicas estaduais de Ensino Médio de Codó, Maranhão, no período de 2015 a 2022. Como contribuição técnica, o estudo apresenta um caderno de atividades práticas em gestão democrática, que visa contribuir para a democratização da gestão escolar. No aspecto metodológico, trata-se de uma pesquisa de abordagem mista, na perspectiva quantitativa e qualitativa, aliada à pesquisa bibliográfica com análise documental. Como instrumento de coleta se fez uso de entrevistas, que devido à situação de isolamento social, por conta da pandemia da COVID-19, se deu por meio de questionários, via Google Forms, aplicados aos cinco gestores escolares pertencentes às escolas da Rede Pública Estadual de ensino de Codó. Como efeito dessa construção, afirma-se que a democratização da gestão escolar naquela Rede Pública Estadual é processual, no que tange às mudanças necessárias para que se efetive em seu locus natural, a escola pública. A investigação legitimou questões relevantes para a discussão, como o fato de que o processo de regulação dos PME brasileiros atualmente é desenvolvido muito mais pela iniciativa privada, do que pelo Estado, revelando assim, a presença da gestão gerencialista. Os resultados evidenciaram mudanças significativas na forma de acesso à função de gestão escolar, por meio de seletivo qualificado e eleição direta e sobre o perfil da função, como: maior participação feminina na ocupação da função; crescimento significativo de negros na função, em relação às demais raças ou cor; maior quantitativo de profissionais com titulação, além de maior implementação de instrumentos participativos na gestão das escolas públicas estudadas. No entanto, ainda persiste na realidade das escolas da rede, em menor proporção, o critério clientelista da indicação política, o que não reponde ao alinhamento o atual PNE (2014-2024.
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JERFFESON MIGUEL DE OLIVEIRA
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A PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO UM PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise da atuação dos Conselhos Escolares no município de Capitão de Campos - PI
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Data: 19/12/2022
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O presente estudo ―A participação social como um princípio da gestão democrática: uma análise da atuação dos Conselhos Escolares no município de Capitão de Campos – PI‖ parte do seguinte problema de pesquisa: Como o princípio da participação social, via Conselho Escolar, pode contribuir para democratização da gestão escolar? Este estudo tem como objetivo analisar, a partir da atuação do colegiado escolar de duas escolas de ensino fundamental da rede municipal de Capitão de Campos/PI, como o princípio da participação social pode contribuir para efetivar a gestão democrática. A pesquisa parte da perspectiva de uma abordagem qualitativa e foi desenvolvida no município de Capitão de Campos, localizado a aproximadamente 118 km da capital Teresina do estado do Piauí. Para tanto, o texto parte do conceito e papel do conselho escolar. Aborda, ainda, o campo teórico da democracia e da participação nas ideias clássicas e contemporâneas, tomando por base, os seguintes autores: (BOBBIO, 1982, 1987, 1998), (MONTAÑO E DURIGUETTO, 2011), (COUTINHO, 2008), (OSÓRIO, 2019), (BORDENAVE, 1994), (HELD, 1991), (CABRAL NETO, 1997); (PARO, 2000, 2016, 2018), (SANDER, 2007, 2009), (NETO; CASTRO, 2011), (SANTOS, 2004, 2008), (HORA, 2007a, 2007b), (ANTUNES, 2008), (ADRIÃO; CAMARGO, 2001) e outros que contribuíram para melhor compreensão acerca do tema em evidência. Identificamos no corpo teórico deste trabalho, que os Conselhos Escolares representam a instância superior no âmbito das escolas, não apenas pela autonomia no processo de tomada de decisão, mais pelo poder que tem de estimular a capacidade crítica e reflexiva dos sujeitos sociais que compõe esse órgão colegiado. A partir das análises das falas dos sujeitos, diagnosticamos que os Conselhos Escolares ainda representam com fragilidade, os interesses da comunidade no espaço escolar, entre os principais motivos, encontramos a falta de conhecimento, e principalmente tempo para que os sujeitos possam se envolver nas questões da escola. Além dessas conclusões preliminares, destacamos que a participação social contribui para democratização da gestão escolar, à medida que os interesses coletivos no interior da escola, fortalecendo processo de ensino e aprendizagem, e ampliando a compreensão dos sujeitos educativos. Nesse sentido, é urgente que a comunidade compreenda que não basta saber que um órgão colegiado é importante para escola, mas que é necessário conhecer suas funções e atribuições, desenvolvendo a autoconsciência crítica e reflexiva de si mesmo, para que entendam o impacto de suas ações sobre a sua realidade e na daqueles que estão envolvidos com a mesma causa.
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JOÃO ARANHA BARROS
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FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA E A METODOLOGIA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: desafios e possibilidades e respectivo produto técnico tecnológico: A metodologia resolução de problemas na formação de professores de matemática: aprendizagens colaborativas.
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Data: 23/05/2022
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A presente dissertação discute a formação de professores de matemática e a metodologia resolução de problemas no 5° ano do ensino fundamental, destacando os desafios e as possibilidades no ensino aprendizagem de matemática. O estudo tem por objetivos analisar a formação de professores/as de matemática e o uso da metodologia Resolução de Problemas, no 5° ano do ensino fundamental, na escola Prof.a Silvana Cunha/Cururupu- MA; identificar as perspectivas teórico-metodológica e epistemológicas que subsidiam a proposta pedagógica da escola, o plano de formação e a prática pedagógica das/os professoras/es que ensinam matemática no 5o ano do ensino fundamental; observar o desenvolvimento das práticas pedagógicas das/os professoras/es em sala de aula virtual identificando os desafios e possibilidades encontrados pelos professores e estudantes no ensino e aprendizagem de matemática; compreender as concepções de formação de professoras/es e de metodologia Resolução de Problemas com os/as professores/as que atuam no 5° ano do ensino fundamental; propor, a partir das necessidades apontadas pelas/os professoras/es, a elaboração colaborativa do e-book: A metodologia resolução de problemas na formação de professores de Matemática: aprendizagens colaborativas. A metodologia da pesquisa se configura com abordagem qualitativa, na perspectiva crítica reflexiva e emancipatória. Como processo metodológico, foi desenvolvido a pesquisa de campo, de caráter descritivo e exploratório na Unidade Escolar Prof.a. Silvana Cunha, localizada na cidade de Cururupu, com a participação de 4 professores, 10 estudantes e 1 coordenadora pedagógica do 5° ano do ensino fundamental. Para coleta de dados, realizamos os seguintes procedimentos: a) entrevista semiestruturada online b) observação participante online c) coleta e registro dos dados por meio de diário de campo d) análise e interpretação dos dados obtidos. Compreendo com os resultados desta pesquisa que a partir da política de formação de professores na escola é possível constituir espaço coletivo de reflexão crítica e dialética sobre a práxis pedagógica para ensinar matemática no 5o ano do ensino fundamental, levando em consideração o uso da metodologia Resolução de Problemas como possibilidade de contribuir para a construção dos conhecimentos matemáticos voltados para a formação humana de sujeitos, na perspectiva crítica e emancipatória.
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LIGIA DO SOCORRO SOUZA GONCALVES
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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE PORTO RICO DO MARANHÃO: Implementação e avaliação
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Orientador : ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
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Data: 16/09/2022
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Este projeto se desenvolve a partir da concepção de gestão democrática, assegurada na Constituição Federal (CF) de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) de 1996 e no Plano Nacional de Educação (PNE) da Lei n.º 13.005, de junho de 2014. Neste escopo legal, entende-se o Projeto Político Pedagógico (PPP) como um instrumento que possibilita a gestão democrática na escola. Dessa forma, a pesquisa “Projeto Político Pedagógico nas escolas Municipais de Porto Rico do Maranhão: implementação e avaliação”, tem como objetivo fortalecer os princípios da gestão democrática das escolas municipais, com a elaboração de um curso de formação continuada desenvolvido com a comunidade escolar sobre implementação e avaliação de PPP. Busca-se, também, perquirir o entendimento dos profissionais de educação (gestor escolar, professor, coordenador pedagógico e técnico da Secretaria Municipal de Educação – SEMED) sobre a relevância do PPP para a gestão escolar democrática, que viabilize um planejamento contextualizado com a realidade social e local em que a escola está inserida. Para isso, desenvolveu-se instrumento metodológico que se apoiam em compreender a relação dos sujeitos com o objeto de estudo, neste caso o PPP. O caminho pesquisado é de natureza qualitativa, pesquisa bibliográfica, documental e de campo. Para a produção de dados, desenvolveu-se o questionário via formulário do google forms como instrumento de abordagem qualitativa, que apontaram os principais desafios e limites elencados pelas escolas no processo implementação e avaliação do PPP. As considerações finais apontam que o PPP é um instrumento que norteia a gestão escolar no trabalho pedagógico, com orientações que organizam e conduzem o cotidiano escolar, baseado no princípio democrático com a participação coletiva. Portanto, se reafirma a importância de um curso de formação continuada desenvolvido com a comunidade escolar sobre elaboração, implementação e avaliação de PPP. O aporte teórico com alguns autores, Pimenta (1995), Paro (2011, 2016), Libâneo (2012, 2009), Veiga (2013), Luck (2011), Cury (2002).
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LILIA MENDES LOBATO
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GESTÃO ESCOLAR E APRENDIZAGEM: uma análise do Modelo Tecnologia de Gestão Educacional (TGE) adotado em uma Unidade Plena do IEMA
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Data: 14/09/2022
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O presente estudo, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) –
Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), insere-
se na Linha de Pesquisa Gestão Educacional e Escolar, cujo objetivo foi analisar o Modelo de
gestão escolar “Tecnologia de Gestão Educacional (TGE)”, buscando apreender as
repercussões na organização do sistema de gestão escolar, no trabalho docente, no processo
ensino-aprendizagem e na qualidade da educação em uma Unidade Plena do Instituto de
Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). O campo analítico e discursivo levou
em conta as reformas educacionais ocorridas a partir da década de 1990, com fulcro para a
gestão escolar democrática definida na Constituição de 1998 e na Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN) de 1996. Em sua especificidade o estudo analisou um Modelo
de gestão escolar adotado pelo IEMA, numa parceria do estado do Maranhão com empresas
que atuam no setor educacional, entendendo tal iniciativa como parte da relação público-
privado no setor educacional do país, em atendimento à lógica de mercado. Deram suporte
conceitual à compreensão e à análise do fenômeno em tela: Costa (2006), Dourado (2012),
Laval (2019), Libâneo (2007), Lück (2009, 2013a, 2013b, 2015), Militão (2015), Paro (2008),
Peroni (2006, 2009, 2012, 2020), Peroni e Caetano (2015), entre outros. A pesquisa enquadra-
se na abordagem qualitativa (BOGDAN; BIKLEN, 1994), e adotou análise documental,
entrevistas semiestruturadas e questionário. Contou com a participação de dois gestores,
professores e alunos da Unidade de ensino pesquisada. O estudo buscou responder à seguinte
questão: As práticas de gestão escolar, fundamentadas no Modelo “Tecnologia de Gestão
Educacional (TGE)”, repercutem na aprendizagem dos estudantes do IEMA? Entre as
principais evidências, destacamos: o Modelo de gestão TGE adotado pelo IEMA, reflete
orientações, estratégias e premissas administrativas, pedagógicas e financeiras calcadas nos
princípios da eficiência e eficácia, com foco em resultados; As práticas gerenciais do TGE
obscurecem a participação da comunidade no planejamento de ensino, no trabalho
pedagógico, no monitoramento e na avaliação de resultados educacionais e interfere na
autonomia da escola. O TGE adota concepções centralizadoras de gestão e ferramentas
prontas e padronizadas; Embora os entrevistados afirmem haver repercussões favoráveis do
TGE na organização do sistema de gestão escolar, no trabalho docente, no processo ensino-
aprendizagem e na qualidade da educação da unidade escolar estudada, tendo em conta os
resultados alcançados pela Unidade escolar no Índice de Desenvolvimento da Educação
Básica (IDEB), denotam a contradição quando afirmam o desconforto com a rigidez do
Modelo, a carga de rotinas exageradas, além da preocupação com a posição da escola no
ranking entre as outras escolas da rede estadual de ensino. Como contribuição deste estudo, e
atendendo à modalidade do Mestrado, propomos, como Produto Técnico Tecnológico, um
documento com diretrizes para a realização de Conselho de Classe Participativo, destinado a
estudantes, professores e gestores, com o objetivo de subsidiar o trabalho da gestão escolar de
uma unidade do IEMA Pleno, por meio da reconfiguração desse momento
avaliativo/deliberativo, tendo por base os fundamentos da gestão democrática, com vistas à
garantia de uma educação de qualidade voltada à formação integral dos estudantes
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LINDALVA DO REMÉDIO OLIVEIRA CERQUEIRA
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ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NO PLANO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE SÃO LUÍS: com a palavra, as professoras!
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Data: 15/07/2022
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A presente dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) – Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), intitulada Alfabetização e Letramento no Plano de Intervenção Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de São Luís: Com a palavra, as professoras! teve como objetivo analisar os processos de alfabetização e letramento nos anos iniciais do ensino fundamental, no âmbito da implementação do Plano de Intervenção Pedagógica (PIP). O recorte histórico e temporal adotado foi o período da implementação do Programa “Educar mais juntos no direito de aprender” (2017 a 2020), que teve como principal meta melhorar os indicadores de aprendizagem dos alunos da rede pública municipal de ensino de São Luís, mais especificamente do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do ensino fundamental). Na realização dos estudos, se verificou que os dados oficiais sobre a educação básica pública atestam que o Brasil ainda convive com uma dura realidade a ser enfrentada, particularmente no que tange à proficiência nos anos iniciais do ensino fundamental. O Maranhão se apresenta como um dos estados da federação com um dos mais baixos índices de alfabetismo e a cidade de São Luís, não foge a essa realidade. Para o alcance dos objetivos propostos, estabeleceu-se como metodologia a abordagem qualitativa, com base na natureza empírico-analítica dos dados, de entrevista semiestruturada com as professoras do ciclo de alfabetização de duas escolas da rede municipal e da análise de documentos oficiais que dispõem sobre políticas, Planos e ações voltados para alfabetização em nível nacional e local, com atenção particular para o PIP. Este trabalho tomou como suporte conceitual e analítico para análise do fenômeno autores como: Alarcão (2011), Albuquerque (2013), Carvalho (2019), Ferreiro e Teberosky (1999), Freire (2002), Fonseca (2009), Gatti (2010), Giroux (1997), Imbernón (2006, 2009, 2010), Kleiman (2008), Lerner (2002), Mortatti (2010, 2011), Oliveira, Duarte e Rodrigues (2019), Paro (2014), Pimenta (1999), Saviani (2008, 2009, 2013), Shiroma, Morae e Evangelista (2007), Soares (2019, 2020a, 2020b), Tfouni (2010), Weisz (2009), entre outros. Na análise do fenômeno, apresentamos um resgate histórico da trajetória da educação no Brasil com foco na alfabetização, identificando os marcadores temporais da inserção e da evolução do termo letramento na educação brasileira, as bases legais e políticas da educação, enquanto direito constitucional, a formação e o trabalho docente. A seção empírica, resultado da pesquisa, aborda a temática da alfabetização e do letramento a partir da implementação do PIP, sob a perspectiva dos indivíduos que laboraram diretamente na materialidade do Plano, cotejando-as com os documentos analisados. Nessa seção, apresentamos ainda as contribuições, entraves, resultados e desdobramentos deste para a educação das crianças da Rede, no ciclo de alfabetização, que se desdobrou no Produto Técnico-Tecnológico: um e-book sobre alfabetização na perspectiva do letramento, com base na visão crítico-reflexiva-emancipatória dos teóricos que defendem esse viés, consubstanciado pelos documentos normativos, com a contribuição das docentes envolvidas na pesquisa.
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MARIANA DURANS MELO
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O CONSELHO ESCOLAR COMO MECANISMO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise sobre as políticas de gestão escolar no Maranhão.
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Data: 18/11/2022
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O Conselho Escolar se constitui em um espaço de discussão de todos os segmentos escolares, através do qual a escola pode definir ações que contemplem os desejos de todos em prol da melhoria da educação. Dessa forma, o presente trabalho procurou compreender como a formação do Conselho Escolar na escola e como seu consequente funcionamento pode contribuir para uma gestão democrática da educação no âmbito escolar, bem como analisar as políticas de gestão com foco na legislação de criação e atuação dos conselhos escolares. Realizamos, assim, revisão bibliográfica sobre o tema proposto e também pesquisa documental para investigar as bases legais e diretrizes para implementação de espaços democráticos e, com isso, compreender sobre o processo de implementação dos Conselhos Escolares. Seguidamente, para identificar e analisar as políticas estaduais que regulamenta o Conselho Escolar nesse processo complexo de formação e consolidação de espaços democráticos. Neste sentido, desenvolvemos a investigação dessa pesquisa com base nos referenciais teóricos: Meszários (2005); A concepção de participação de Veiga (1998), Paro (2007); Concepção de órgão colegiados de Antunes (2002) e Bastos (2002); bem como da legislação vigente. Partimos do entendimento de que a gestão pública democrática implica romper com estruturas autoritárias locais, porém, não se pode deixar de considerar que a globalização do modo de vida capitalista tem salientado o caráter fragmentário do social, produzindo representações que realçam a relatividade dos valores circulantes nas sociedades. Portanto, o Conselho Escolar fortalece a democracia dentro do ambiente escolar e estabelece o comprometimento de todos para com a escola e a melhoria da qualidade do ensino, contribuindo para a construção de um conhecimento significativo para a sociedade. Destarte, como Produto Técnico Tecnológico, o estudo deixa como contribuição um livreto pedagógico, que tem como intuito contribuir e auxiliar nas dificuldades de formação e implementação do Conselho Escolar.
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MICHELLE SANTOS SILVA
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IMPLICAÇÕES DA ATUAÇÃO DO INTÉRPRETE EDUCACIONAL DE LIBRAS: práticas inclusivas do ensino de estudantes surdos
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Data: 23/06/2022
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A pesquisa intitulada Práticas Inclusivas de Intérpretes Educacionais de Libras: implicações da atuação profissional para o ensino de estudantes surdos, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA) tem como foco um estudo sobre o intérprete educacional de Libras. Nesse sentido, teve como objetivo analisar as práticas inclusivas do intérprete educacional de Libras no apoio ao ensino do estudante surdo na escola comum. Assim como, reconhecer na história da Educação Especial o lugar do intérprete educacional de Libras, identificando sua relação dialógica com o professor regente da disciplina no contexto da sala de aula comum. O método utilizado na pesquisa foi o Histórico-Dialético para fomentar discussões direcionadas à formação, atuação e atribuições do intérprete na sala comum do ensino regular. Quanto aos objetivos é uma pesquisa Exploratória, quanto ao procedimento de coleta de dados, é do tipo Levantamento e, com relação ao Pesquisador/participantes é uma pesquisa Qualitativa, na perspectiva de promover a investigação direcionada ao cotidiano da sala de aula com a finalidade de apreender os desafios, as competências e os procedimentos do intérprete no contexto escolar. Utilizou-se o questionário como instrumento para a coleta de dados, sendo composto por perguntas abertas e fechadas, aplicado on-line por meio da plataforma Google Forms. A técnica de análise de conteúdo utilizada nesta pesquisa foi a análise temática segundo a concepção de Bardin (2016). Os participantes da pesquisa foram 07 (sete) intérpretes de Libras que atuam no contexto educacional na rede pública de ensino, 6 (seis) professores que possuem estudantes surdos em suas respectivas salas e 1 (uma) técnica de acompanhamento dos ILS. Fundamentou-se teoricamente os estudos em Brito (2016), Quadros (2004), Veiga (2018), Minayo (2009), Gil (2008), Bardin (2016), Alarcão (2001) dentre outros pesquisadores da área da Educação Especial e Inclusiva. Os documentos consultados foram: LDBEN Lei nº. 9.394/96, Lei da Libras nº 10.436/2002, Lei 12.319/10 que regulamentou a profissão do tradutor e intérprete de Libras, Decreto nº 5.626/05, dentre outros. Os achados da pesquisa demonstram que no ambiente escolar o intérprete está envolvido com as práticas de ensino e geralmente diante das fragilidades educacionais do estudante surdo; ele se sente corresponsável pelo ensino do estudante surdo contribuindo para uma atuação pedagógica o que o faz estar em contato com as estratégias educacionais. Conclui-se que a prática desenvolvida pelo intérprete de Libras corresponde a uma prática técnica e pedagógica, visto que no contexto educacional a atuação do ILS, o conhecimento técnico irá sustentar as escolhas pedagógicas referentes às estratégias de ensino para que o estudante desenvolva as habilidades pretendidas. Nesse sentido, foi construído um produto educacional.
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NATALIA ABREU DA CUNHA
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O ARTE-EDUCADOR E A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: um estudo de caso sobre o Arte-Educador no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA)
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Data: 13/09/2022
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O ensino de arte colabora de forma significativa com o desenvolvimento da sensibilidade estética e da percepção crítica do estudante em todas as modalidades de ensino. No Maranhão, o Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) oferece em tempo integral um ensino que propõe a integração entre ensino médio propedêutico e ensino técnico em um único currículo na oferta do Ensino Integrado, apresentando em sua matriz curricular o componente Arte, conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN). Todavia, com o contexto da Lei 13.415, que trata da Reforma do Ensino Médio, o componente Arte tornou-se estudos e práticas, perdendo espaço de carga horária assegurada neste nível de ensino em função da redução da carga horária máxima total de 1.800 horas para os 3 anos. Face a esta realidade, a presente dissertação buscou compreender os reflexos que tal contexto trouxe para a prática do ensino de arte no Maranhão, especificamente a partir da Lei 13.415, no ensino integrado. Essa pesquisa realizou-se a partir do relato de como o ensino da Arte é desenvolvido nessa instituição, com abordagem Fenomenológica em Merleau-Ponty (2018). Como fundamentação teórica deste estudo, as bases estão em Ferraz e Fusari (2001), Pimenta (1997), Barbosa (2009), (2012), (2013), Pacheco (2012) e Brasil (1971), (1996), (1998), (2016), (2017), (2018). A abordagem metodológica reúne aplicação de questionário e entrevistas semiestruturadas aplicadas à comunidade escolar do IEMA bem como pesquisa bibliográfica e documental para melhor compreensão do objeto. Este trabalho está divido em 4 seções, nos quais é relatado o histórico do ensino de arte, os ajustes legais em relação ao ensino profissional no Brasil e seus reflexos na educação e a estrutura pedagógica do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Concluiu-se que é necessária maior atenção sobre o papel do ensino de arte na Educação Profissional e Técnica (EPT), pois o Arte-Educador é provocado, nesse contexto, a desconstruir preconceitos que ainda existem sobre a (não) relação entre arte e formação técnica e educação dos discentes para aspectos estéticos, criatividade, imaginação, percepção apurada e criticidade, que são desenvolvidos por meio da experiência artística. Como Produto Técnico Tecnológico (PTT), foi elaborada uma proposta pedagógica de galeria virtual para exposição dos trabalhos artísticos dos estudantes, acesso a pequenos relatos da experiência na visão do estudante e do Arte-Educador sobre as temáticas artísticas de forma interativa, com vistas a fortalecer a relação entre o ensino de arte e a EPT.
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PAULO RICARDO AMARAL OLIVEIRA
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O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA INTERRELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise em uma escola pública municipal de São Luís
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Data: 16/09/2022
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A presente pesquisa faz parte do Programa de Pós Graduação em Educação – PPGE da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Qualidade na Educação Básica (GPQE), e tem por título “O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA INTER-RELAÇÃO COM OS PRINCÍPIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA: uma análise em uma escola pública municipal de São Luís – MA”. A pesquisa conta como objetivo primário: analisar o processo de atualização do Projeto Político Pedagógico de uma escola pública municipal em São Luís – MA, identificando a inter-relação estabelecida desse processo com os princípios da Gestão Democrática. Com a finalidade de se alcançar essa proposta, define-se como objetivos secundários: apresentar um recorte histórico sobre a transição da administração escolar em direção a Gestão Democrática, tendo em vista os condicionantes históricos, políticos e econômicos que interferiram nesse processo; conhecer as concepções de gestão escolar que fundamentam a materialidade dos Projetos Políticos Pedagógicos, tendo como critério os princípios da autonomia, participação e descentralização; discutir os pressupostos pedagógicos, políticos e metodológicos que norteiam a atualização do Projeto Político Pedagógico e produzir uma proposta de formação com a finalidade de auxiliar na construção ou atualização do Projeto Político Pedagógico com base nos princípios da Gestão Democrática. Desenvolvendo-se um Estado do Conhecimento, foi possível consolidar alguns autores que nortearam a pesquisa, tais quais: Alarcão(2001); Cury (2002; 2013 e 2015); Demo (1985; 1995; 1997 e 1999); Dourado (2004; 2006 e 2007); Drabach (2009; 2010 e 2013); Ferreira (2004 e 2009); Gadotti (1994; 1997 e 2000); Hora (2012); Libâneo (2012; 2013 e 2015); Luck (1991; 1997; 2009, 2013a; 2013b e 2017); Oliveira (2004; 2014 e 2015); Paro (1993; 1998; 2007; 2012 e 2016); Rosar (2001; 2012; 2015 e 2017); Veiga (2003; 2009; 2013 e 2019); Vasconcellos (2002 e 2019). A metodologia adotada tem uma abordagem qualitativa, com o método de análise dialético, conta também com um procedimento de análise descritivo e explicativo e foi realizado no formato de estudo de caso. Em relação a construção da pesquisa, se utilizou do levantamento de referenciais bibliográficos e documentais. No contexto da pesquisa de campo, os instrumentos de coleta de dados foram entrevistas semiestruturadas, questionários e grupo focal, e o público alvo desses instrumentos foi um grupo de professores, a gestão, a técnica de acompanhamento pedagógico da rede e os pais. Sobre a definição da instituição pesquisada, foi uma escola, (mais especificamente um anexo), que faz parte da rede pública de ensino de São Luís - MA, que trabalha com alunos de anos iniciais do ensino fundamental. Sobre a análise dos dados se utilizou o procedimento de análise do conteúdo com a finalidade de buscar os significados das falas e respostas obtidas. A pesquisa contou com seis seções, a primeira é a introdução, a segunda seção versa sobre a modificação do paradigma da administração escolar em direção a Gestão Democrática e o contexto da redemocratização do Brasil, a terceira trata sobre uma análise da temática da gestão democrática, a quarta versa sobre os aspectos que compõem o Projeto Político Pedagógico, a quinta foca na análise dos resultados da pesquisa de campo, a sexta traz as conclusões do estudo em voga. Os resultados obtidos desvelam que o tema do PPP ainda encontra dificuldades basilares para implementação no contexto escolar. Ressalta- se ainda que a pesquisa conta com a construção de um Produto Pedagógico, este é uma proposta de formação com os temas abordados no contexto da pesquisa.
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ROSÂNDREA MARIA LOPES MELO
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EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E O CURRÍCULO DO SEGUNDO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: uma análise das rotinas didáticas
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Data: 30/05/2022
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Esse texto apresentado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA, dentro da Linha de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas, traz como objetivo analisar os discursos sobre a educação para as relações étnico-raciais contidos nas rotinas didáticas produzidas para o processo de alfabetização do segundo ano do Ensino Fundamental em uma escola da rede pública municipal de São Luís - MA, a partir da análise das rotinas didáticas dos componentes curriculares de Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso e Ciências dessa etapa de ensino. As discussões realizadas neste trabalho perpassam pelas temáticas da Educação para as relações-étnico raciais, educação antirracista, cultura negra, currículo e justiça curricular. Dentre os referenciais teóricos utilizados na elaboração destas discussões, destacamos: Gomes (2005, 2010, 2012), Gonçalves e Silva (2004, 2013), Cavalleiro (2001), Regis (2012, 2014, 2016), Apple (2013), Arroyo (2007, 2013), Moreira (2007, 2013), Silva (1995, 2010, 2013), Santomé (2013, 2016), Ponce (2018), Ponce e Neri (2015, 2017), dentre outros autores, além dos documentos que normatizam os processos educativos pautados na educação das relações étnico-raciais. Quanto à metodologia, trata-se uma pesquisa qualitativa, pautada nos Estudos Culturais, em uma perspectiva pós-estruturalista. O método de procedimento utilizado é a pesquisa documental. Já o universo da pesquisa é composto por três salas de aula do segundo ano do ciclo de alfabetização de uma escola da rede municipal de São Luís que está localizada no bairro da Liberdade, que juntamente com a Camboa, Fé em Deus e Diamante, constituem a região que foi intitulada pela Fundação Palmares como Quilombo Urbano. Ao final do estudo pretendemos trazer discussões acerca da construção de uma educação antirracista, que valorize a diversidade étnica do espaço escolar, com a construção de um currículo que considere a perspectiva da justiça curricular e que dê voz a cada um dos sujeitos que o constituem.
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WANDERSON CARVALHO DA ROCHA
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OS TEXTOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO: contribuições para a Alfabetização Científica
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Data: 31/05/2022
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Esta dissertação é fruto de uma pesquisa qualitativa documental desenvolvida com o objetivo de analisar os textos matemáticos em livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, entendendo o contexto em que eles costumam aparecer. Assim, esse estudo desenvolve-se em torno das discussões sobre a Educação Matemática, o livro didático de Matemática do Ensino Médio e a leitura e a escrita como ferramentas para a Alfabetização Científica, A lógica epistêmica principal que conduz esse estudo é a episteme d’Ambrosiana, pois está ancorada nas ideias de D’Ambrósio para entender a leitura, a escrita e a Alfabetização Científica como ações à luz das práticas docente pós-críticas. Também é adotado a Análise de Conteúdo para a identificação, catalogação e organização dos textos retirados dos livros didáticos, sendo adotadas, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, três categorias, a) história da matemática, b) aplicações da matemática, e c) textos informativos. Os livros utilizados para a pesquisa são os que foram aprovados pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD, a partir do Decreto nº 9.099, de 18 de julho de 2017. Como resultados, têm-se que os textos dos livros possuem potencial significativo para levantar discussões em sala de aula, sendo mecanismos para a contextualização dos conteúdos matemáticos que estimulam o raciocínio, o pensamento crítico e a aprendizagem de conhecimentos científicos socialmente relevantes. Os textos encontram-se no início e no final de cada capítulo ou unidade temática, e estão em seções específicas, nas quais os autores utilizam diversos elementos textuais, visuais e linguísticos para contextualizar os conteúdos apresentados. O Produto Técnico-Tecnológico trata-se de uma proposta pedagógica teórica que foi elaborada a partir das discussões levantadas sobre os textos, os livros didáticos e a prática da leitura nas aulas de Matemática, e os textos analisados ao longo da pesquisa foram incorporados, formando uma coletânea de textos matemáticos para utilização nas aulas de Matemática do Ensino Médio. Assim, o produto busca contextualizar os achados da pesquisa com a possibilidade da leitura e da escrita, prezando pela Alfabetização Científica por meio da criticidade e a aprendizagem significativa.
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WEDSON JONAS BARROS SILVA
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METODOLOGIAS ATIVAS E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: possibilidades à prática pedagógica docente.
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Data: 10/08/2022
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O presente estudo aborda a contribuição das metodologias ativas no processo de formação de professores e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental. A questão norteadora deste trabalho é: como as metodologias ativas podem contribuir com o processo de formação de professores e práticas pedagógicas para a construção de conhecimentos nos anos iniciais do ensino fundamental. Na constituição desta pesquisa, realizamos uma análise das metodologias ativas na formação de professores e práticas pedagógicas nos anos iniciais do ensino fundamental, como possibilidade de contribuir para a construção de novos conhecimentos pelos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa (MINAYO, 2010) na modalidade de pesquisa participante fundamentada a preceitos de Brandão (1999), utilizando como instrumentos de coleta de dados a observação participante seguindo a perspectiva de Minayo (2010, 2014), a análise documental seguindo a concepção de Boccato e Fujita (2006); e os questionários seguindo a compreensão de Triviños (2009) e Gil (2008). A investigação teve como campo de pesquisa a UEB Maria José Vaz dos Santos, situada em São Luís, no Maranhão, com a participação de 11 professores das turmas dos anos iniciais do ensino fundamental. A análise dos dados e o tratamento do material empírico e documental foram fundamentados na concepção de Minayo (2010) com estudos de Moran e Bacich (2018) e Bacich (2020), Freire (2006, 2015), Imbernón (2006 e 2011) e Tardif (2000), Castellar (2016), Vickery (2016), Maraschin (2000), Lasry, Mazur e Watzins (2008), Clarke (2008). O curso de formação realizado contribuiu para a elaboração do produto educacional com a colaboração dos participantes da pesquisa. Trata-se de um e-book com orientações para o uso de metodologias ativas nos anos iniciais do ensino fundamental que tem como objetivo contribuir para ressignificar as metodologias e as práticas pedagógicas docentes fomentando uma formação continuada dos professores centrada na ação-reflexão-ação (FREIRE, 1996), a qual se configura em práticas de ensino baseadas na aprendizagem significativa e no desenvolvimento da autonomia e emancipação dos estudantes.
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