Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JONHATAN DE MATOS CAMILO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JONHATAN DE MATOS CAMILO
DATA: 01/11/2023
HORA: 09:00
LOCAL: A banca de qualificação será realizada presencial no Laboratório de Metodologia Ativa - Prédio CECEN
TÍTULO:

PAPEL DO GESTOR ESCOLAR NO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EXTENSÃO: UMA EXPERIÊNCIA DO IEMA PLENO SÃO LUIS


PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Democrática; Projeto de extensão; Gestão escolar.


PÁGINAS: 71
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Este trabalho tem como ponto central de investigação o papel desempenhado pelo gestor na
construção e desenvolvimento de projetos de extensão propostos por escolas da rede básica de
ensino. A pesquisa em questão se faz relevante, uma vez que se pretende colocar a gestão
democrática de escolas da educação básica como promotores de uma formação cidadã. O
Instituto Estadual de Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), na figura da unidade São Luís
Centro, foi escolhido como foco desta pesquisa por apresentar características de uma gestão
democrática e participativa e para que se possa conhecer e compreender as práticas de gestão
escolar adotadas pelo Instituto. Para além do papel de educar, as escolas da rede básica também
devem desenvolver seu papel social. Como forma de materializar esta meta, podem ser criados
projetos de extensão que envolvam a comunidade escolar, a comunidade local e instituições
parceiras. A problemática desse estudo gira em torno do seguinte questionamento: Qual o papel
a ser desempenhado pelo gestor escolar do IEMA São Luís centro, na implantação de projetos
de extensão no ensino médio? Esta pesquisa envolve a análise das práticas de gestão escolar, a
participação da comunidade escolar e a análise dos impactos dos projetos de extensão na escola
e na comunidade em que ela está inserida. Tem por objetivo geral: Analisar o papel do gestor
escolar na implantação do projeto de extensão no ensino médio do IEMA São Luís Centro. A
análise dos dados colhidos no presente trabalho será construída a partir de uma abordagem
quali-quantitativa. Este trabalho usará como procedimento de investigação o levantamento
bibliográfico e a pesquisa de estudo de caso. Ao final deste trabalho será construído uma
plataforma digital que servirá como repositório de todo o material coletado e das análises
obtidas nas coletas de dados. A ideia é que está plataforma sirva como um guia e um espaço
para trocas de experiências para implementação e gerenciamento de projetos de extensão
propostos por professores e gestores da rede básica de ensino.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente(a) - 6474 - ANA LÚCIA CUNHA DUARTE
Interno - 126.291.807-35 - KALLYNE KAFURI ALVES - UFES
Externo ao Programa - 813850 - MONICA PICCOLO ALMEIDA CHAVES
Notícia cadastrada em: 23/10/2023 13:45
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer2.s2i1