Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: FLAVIA DANIELLE SIMAS COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FLAVIA DANIELLE SIMAS COSTA
DATA: 06/09/2023
HORA: 15:00
LOCAL: A qualificação será realizada presencial no Laboratório de Metodologia Ativa - Prédio CECEN
TÍTULO:

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A PROMOÇÃO DA SAÚDE MENTAL VOLTADA ÀS APRENDIZAGENS DOS ESTUDANTES NO IEMA DESÃO LUÍS - RIO ANIL


PALAVRAS-CHAVES:

formação continuada de professores; saúde mental; aprendizagem
significativa; técnica mindfulness.


PÁGINAS: 63
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

A presente pesquisa aborda a formação de professores e a promoção da saúde
mental como possibilidade de melhorar as aprendizagens dos estudantes no IEMA
São Luís- Rio Anil. O trabalho tem por objetivo geral analisar a formação de
professores e a promoção da saúde mental voltada à melhoria da aprendizagem dos
discentes do IEMA Pleno São Luís-Rio Anil. Trata-se de uma pesquisa-ação, de
abordagem qualitativa em que os métodos empíricos serão obtidos por meio da
observação direta, com base nos objetivos previamente estabelecidos e mediante
entrevista semiestruturada realizada com os professores que atuam no componente
curricular Projeto de Vida e Professores Tutores. Neste sentido, será elaborado a
partir das necessidades levantadas com os professores, a elaboração do Curso de
Formação de professores: Saúde Mental e a Aprendizagem Significativa. O produto
educacional será um Guia de Orientações e materiais didático-pedagógicos e
científicos disponibilizados no Sistema IBUTUMY – IEMA voltados aos professores
buscando sensibilizá-los para o acolhimento e de forma colaborativa com o Setor
Socioemocional disseminar práticas de promoção da Saúde Mental com os
estudantes, de modo a contribuir para a melhoria do processo de ensino e
aprendizagem. Esta plataforma do curso de formação de professores sobre saúde
mental será alimentada pelo setor pedagógico e conterá orientações e fóruns
contendo trocas de experiência entre os docentes do IEMA. Por fim, será incluído
relatos de docentes e discentes referente a melhoria do processo de ensino e
aprendizagem a partir das ações propostas, além de conter a técnica Mindfulness,
que traz benefícios na melhoria da aprendizagem que tem como benefícios:
ampliar seu autoconhecimento; concentrar-se por mais tempo, devido à prática de
fazer uma coisa de cada vez, diminuindo a ansiedade, buscando tornar-se mais
sereno e menos impulsivo. A presente pesquisa, encontra-se no processo de
construção.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 6682 - IRIS MARIA RIBEIRO ROCHA
Externo à Instituição - LÉLIA CRISTINA SILVEIRA DE MORAES - UFMA
Presidente(a) - 866138 - NADJA FONSECA DA SILVA
Notícia cadastrada em: 01/09/2023 11:10
SIGUEMA Acadêmico | Coordenação de Sistemas de Informação - 2016-8200, ramal 9950/2016-8201/2016-8202 | Copyright © 2006-2024 - UEMA - AppServer1.s1i1